30 de dezembro de 2009

Exposição fotográfica homenageia os Negros do Rosário seridoense

Dentro das atividades em torno do padroeiro São Sebastião e de Nossa Senhora do Rosário, o fotógrafo Joaquim Junior realiza sua 2ª exposição fotográfica em Jardim do Seridó, município distante 240 km de Natal, Intitulada “Sou Negro – Reis e rainhas, ícones da fé de um povo”,

A mostra fotográfica começa hoje, com coquetel de lançamento na Casa de Cultura Popular, e vai homenagear o mundo dos Negros do Rosário, mostrando a festa durante as benções dos céus sobre reis e rainhas, ao som de pífanos e tambores antigos. A cerimônia começa por volta das 21 horas, logo após a primeira novena da festa.

Conforme Joaquim Junior, a idéia da exposição surgiu para homenagear os Negros do Rosário pela admiração a essa cultura e pela falta de divulgação com imagen dos eventos que a comunidade realiza. Para o fotógra, o que chamou sua atenção para fazer o ensaio foi “a expressão em cada olhar, em cada sorriso, uma fé que exala em todos que ali fazem de uma dança uma festa sem igual”.

Junior é um profissional realizado e adora seu ofício, que realiza a três anos na sua cidade. Ele ressalta que é o único fotógrafo em Jardim do Seridó que tem uma visão cultural da fotografia. Os outros fotógrafos utilizam a fotografia somente com aniversários, casamentos e outros eventos

Apesar de ser uma cidade pequena, Junior enfatiza que vale a pena ser um fotógrafo no Seridó. “Aqui é o berço de cultura e fé. Nossa terra é um lugar para ser visto de vários ângulos e a fotografia proporciona isso, ela eterniza o olhar. O Seridó é o meu foco e minhas lentes são minha visão”, disse.

Nenhum comentário: