19 de dezembro de 2012

Potiguares participam do Fórum Nacional de Cultura

Delegados de todo o País participando do Fórum Nacional Setorial, em Brasília.

Assim como a Saúde tem o SUS (Sistema único de Saúde) e a Educação tem o Plano Nacional de Educação (PNE), o Ministério da Cultura está desenvolvendo o Sistema Nacional de Cultura (SNC). No último final de semana, o Ministério da Cultura reuniu agentes culturais de vários setores das diversas manifestações culturais, proveniente de todo o Brasil, para as discussões do Fórum Nacional Setorial.

A Associação Potiguar de Fotografia (APHOTO) e o FOTORN estiveram presentes no Fórum Nacional de Cultura, em Brasília, sendo representada pelo presidente da Aphoto, Alex Gurgel, e os membros/sócios, Pablo Pinheiro, Paula Fernandes, Henrique José, Teotônio Roque e Mariana do Vale. Todos representando o segmento de Artes Visuais, onde a fotografia está inserida.

O evento fez parte do processo de renovação dos Colegiados Setoriais e do Plenário do Conselho, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 deste mês. Aos Colegiados Setoriais foi atribuída uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.

A ministra Marta Suplicy fez um discurso na abertura dos Fóruns Nacionais Setoriais e chamou a atenção para a recente aprovação do Sistema Nacional de Cultura, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país. A ministra também falou da expectativa de o Brasil ter a cultura como um dos seus principais expoentes na construção de sua política externa.

Eleição do Fórum Nacional Setorial

Durante os debates, Pablo Pinheiro foi eleito como delegado titular da Região Nordeste, representando as Artes Visuais nos Colegiados Setoriais. Para o setorial de Produção, Henrique José foi eleito como titular, tendo Mariana do Vale e Paula Fernandes como suplentes.  Teotônio Roque foi eleito titular para o setorial de Mediação.

A novidade dos Fóruns deste ano é a instalação de oito novos colegiados. São eles: Arte Digital, Arquitetura e Urbanismo, Design, Artesanato, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Culturas Afro-brasileiras e Arquivos. Eles se somarão aos colegiados já existentes, que são os seguintes: Artes Visuais, Circo, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Dança, Moda, Música, Teatro e Livro, Leitura e Literatura.

Ministra da Cultua, Marta Suplicy, levou um exemplar do jornal O Aphotista para ler em casa.

O presidente da Funarte, Antônio Grassi, também levou seu exemplar d'O Aphtista.

Nenhum comentário: