22 de agosto de 2006

Ministro visita Centro de Tecnologia de Camarão e se reúne com pescadores no RN

Altemir Gregolin, ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República.

Texto e foto: Alexandro Gurgel

O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap), Altemir Gregolin, esteve reunido nesta segunda-feira com pescadores e carcinicultores do Rio Grande do Norte.

Durante a manhã em Extremoz, o ministro visitou o Centro Tecnológico do Camarão, estrutura cuja implementação teve recursos destinados pela Seap. Em Caraúbas, Gregolin teve um encontro com pescadores artesanais, entregando as primeiras “Carteiras do Pescador” do Estado. “As novas carteiras são impressas em papel-moeda, para evitar falsificações. Elas foram elaboradas a partir do recadastramento nacional dos pescadores”, ressaltou o ministro.

Segundo o ministro Altemir Gregolin, o trabalho para recadastrar todos os pescadores artesanais do país foi necessário para atualizar e também para moralizar o cadastro, identificando e eliminando o registro de “falsos pescadores” que recebiam benefícios indevidamente. O ministro afirmou que o recadastramento está em fase final e que, em setembro, começa a distribuição das novas carteiras aos outros Estados.

Nesta terça-feira, o ministro participa do peixamento de viveiros no Pólo de Tilápia da comunidade de Aracati, em Touros. Em seguida, Gregolin segue para Rio do Fogo, onde participa do lançamento do Programa de Desenvolvimento das comunidades Costeiras. De acordo com o ministro, o programa é realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e é o maior projeto em andamento no país para o fomento ao crescimento sustentável da maricultura (fazendas de criação de frutos-do-mar).

Conforme Altemir Gregolin, o programa é destinado a gerar renda, trabalho, qualificação profissional e melhoria das condições de vida das comunidades através do desenvolvimento do cultivo marinho (algas, camarão, ostras, mexilhões ou outros organismos aquáticos).

Com orçamento de US$ 5 milhões a serem investidos nos próximos cinco anos, o projeto começa a ser implementado no Rio Grande do Norte e em mais dois Estados do Nordeste (Ceará e Paraíba).

Rio do Fogo será a primeira comunidade atendida no Estado. Lá os moradores serão capacitados para cultivar algas. “Hoje, a alga é extraída do ambiente natural pelas algueiras da região. O cultivo vai garantir mais renda e sustentabilidade ambiental à atividade”, garantiu.

A meta agora é consolidar as ações que estão em andamento

Altemir Gregolin assumiu, em 3 de março, a Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca. O novo ministro substitui José Fritsch, que pediu exoneração do cargo.

Gregolin, que até então era o secretário-adjunto da Seap, passou a integrar a Pesca em novembro de 2004, como subsecretário de Desenvolvimento de Aqüicultura e Pesca. Veterinário com especialização em administração rural e mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), o novo ministro é professor da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), de Santa Catarina, desde 1996.

Em 1997, Gregolin foi convidado por Fritsch, então prefeito de Chapecó, para coordenar a implantação do orçamento participativo na cidade. O catarinense continuou na administração como secretário municipal de Fritsch nos seus dois mandatos, comandando as pastas da Administração e Fazenda e Planejamento e Urbanismo. Foi também secretário de governo e chefe de gabinete.

Nascido em Coronel Freitas (SC), Gregolin tem 42 anos e integra o PT desde 1985. Em 2002, disputou a eleição à Assembléia Legislativa catarinense e é suplente de deputado.

O ministro conhece bem as necessidades dos pescadores e aqüicultores brasileiros. Foi ele quem coordenou a 2ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, que reuniu mais de 2 mil pessoas em Luziânia (GO) para discutir e formular propostas para o fortalecimento da pesca artesanal e industrial e da aqüicultura.

Agora, o compromisso é a consolidação das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e a efetivação das decisões tomadas na Conferência, afirma Gregolin.

Desenvolvimento sustentável, inclusão social, aumento da produção, da renda e do consumo de pescado são as bases das políticas adotadas pela Seap desde a sua criação, em 2003, implementadas a partir da 1ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca e consolidadas na 2ª Conferência.
Matéria publicada no jornal O Mossoroense, em 22 de agosto de 2006.

Nenhum comentário: