18 de setembro de 2006

Encontro reunirá escritores em Natal

Foto: Divulgação
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo (camisa verde), com alguns dos escritores convidados ao I Encontro Natalense de Escritores.


Ruy Castro, Villas Boas Correa, Murilo Melo Filho, Nelson Motta e Antônio Cícero são alguns nomes com as presenças confirmadas no I Encontro Natalense de Escritores a ser realizado em novembro na capital potiguar. A confirmação foi feita ontem durante encontro do prefeito Carlos Eduardo com os escritores no Rio de Janeiro. Programado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Largo da Rua Chile, na Ribeira, o Encontro vai homenagear o escritor e folclorista potiguar Luiz da Câmara Cascudo.
A proposta é reunir grandes nomes da literatura nacional num evento inédito na capital potiguar, proporcionando discussões com grandes nomes da literatura brasileira, como Zuenir Ventura, Afonso Romano de Sant’Anna, Ignácio Loyola de Brandão, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Villas Boas Correa, Murilo Melo Filho, Ney Leandro de Castro e Nelson Mota, entre outros, colocando Natal no circuito das cidades brasileiras que promovem eventos literários e servirá também para uma discussão sobre as correntes literárias da atualidade e colocar o público formador de opinião da cidade em contato com grandes nomes de nossa literatura.
Para isso, a Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Capitania das Artes, organizadora do evento, vai montar uma estrutura climatizada para receber os convidados. O público estimado para os três dias de evento é de seis mil pessoas. Os escritores norte-rio-grandenses também vão ter participação de destaque no encontro com a realização do evento Jovens Escribas.
Durante os três dias, o Encontro de Escritores contará com quatro sessões diárias começando sempre às 16h. Para o primeiro dia (23), está programada a participação de Carlos Fialho, Patrício Júnior, Pablo Capistrano e Thiago de Góes, que vão discutir o tema Jovens Escribas – Uma Nova Literatura. Logo em seguida, os escritores Marcelino Freire, André Laurentino e Antônio Prata vão abordar as Novas Narrativas: Do Blog ao Livro.
Na sessão Café com Letras, a partir das 18h, o escritor Afonso Romano de Sant’Anna, abordará o tema Redefinindo o Centro e a Periferia. Dando seqüência, Ficção e Não Ficção será o tema apresentado pelos escritores Rui Castro e Heloísa Seixas. O primeiro dia do Encontro será encerrado com o show do cantor e compositor Paulinho da Viola.
Na sexta-feira (24), o Encontro terá início com as poetisas Marize Castro e Carmem Vasconcelos abordando Nova Poesia, Poesia Nova. A partir das 19h, no Café com Letras, Zuenir Ventura e Villas Boas Correa vão debater sobre Jornalismo Político e seu Parentesco com a Literatura. Numa segunda rodada, Nelson Mota, Antônio Cícero e José Miguel Wisnik, abordarão o tema Poesia e Música.
A homenagem ao escritor e folclorista Luiz da Câmara Cascudo está programada para o ultimo dia do Encontro de Escritores com a participação de Humberto Hermenegildo, Marina Lajolo, Marcos Moraes e Constância Duarte. Neste mesmo dia, na sessão Café com Letras, a partir das 19h, o escritor Ignácio de Loyola Brandão apresenta o Processo de Criação, o Romance, a Crônica. Durante todo o evento, o público terá acesso gratuito com as senhas distribuídas antecipadamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo post. Estaremos por lá!