16 de setembro de 2006

Lula critica “forças poderosas” que governaram o Rio Grande do Norte

Foto e texto: Alexandro Gurgel

Na tarde de ontem, um mar vermelho tomou conta do Largo do Machadão para recepcionar o presidente Lula, que fez um comício para mais de 20 mil pessoas, vindas de várias cidades do Estado. O candidato do Partido dos Trabalhadores desembarcou em Natal por vota das 17:00 horas, com a intenção de reforçar seu apoio à reeleição da governadora Wilma de Faria (PSB) e do senador Fernando Bezerra (PTB).

Entre várias autoridades e candidatos da coligação Vitória do Povo que estavam no palanque, falou o prefeito de Natal Carlos Eduardo, o senador Fernando Bezerra, a governadora Wilma de Faria e o presidente Lula. Em seu discurso, o prefeito de Natal ressaltou a parceria com o Governo Federal para a urbanização das favelas da África, Passo da Pátria, do Alemão e do Fio. “Há 4 anos atrás, eu já acreditava Lula traria um futuro melhor para Natal”, disse Carlos Eduardo.

O senador Fernando Bezerra falou sobre os financiamentos em infra-estrutura que estão sendo viabilizados através do governo Lula para o Rio Grande do Norte. O senador fez ironias aos seus adversários políticos quando disse que ao presidente Lula que houve um tempo em que a “esperança do RN se vestia de verde”. O senador prometeu ao presidente que o candidato tucano Geraldo Alckmin levar uma surra de votos no Estado. “O povo não sabe falar nem o nome dele”, brincou.

Depois de fazer uma prestação de contas das principais ações do seu governo, Wilma de Faria lembrou ao presidente que quer executar no Rio Grande do Norte o programa “Água Para Todos” no próximo mandato. “Depois do programa ‘Luz Para Todos’, através do qual levamos energia elétrica para todas as residências da zona rural, quero garantir água tratada para nossa gente", disse. Wilma de Faria destacou ainda a parceria com o Governo Federal para a construção do Aeroporto de São Gonçalo e a Ponte de Todos Newton Navarro.

Em seu discurso, o presidente Lula destacou as providências que o seu governo adotou para viabilizar a transposição das águas do São Francisco para quatro Estados nordestinos, incluindo o Rio Grande do Norte. “O projeto foi debatido, aprovado e só não saiu do papel por conta de liminares. Mas vamos continuar lutando e conto com o apoio da governadora Wilma de Faria para que, num segundo mandato, o projeto se realize”, afirmou o presidente.

O presidente Lula destacou também que, em menos de quatro anos, o seu governo fez mais do que o governo anterior em oito anos. “E só não fizemos mais porque tivemos que arrumar a casa no primeiro ano”. O presidente disse que foi preciso ter paciência para recolocar o Brasil nos trilhos, pois havia problemas graves em todas as áreas. “Mas fomos avançando, tijolo por tijolo. E, hoje, a casa está sólida”. Para ele, é justamente isso que irrita a oposição. “Eles não acreditavam que um operário pudesse governar com competência”, disse o presidente.

O presidente Lula falou sobre a história política da governadora Wilma de Faria que ele acompanha desde que foram deputados na Constituinte. “Conheço a luta dessa mulher como deputada federal, acompanhei sua administração à frente da Prefeitura de Natal e a forma como ela fez essa cidade crescer. Em 2002, acompanhei sua luta para vencer o desafio de ser eleita governadora do Rio Grande do Norte, enfrentando o preconceito por ser mulher, e as forças poderosas que governavam o Estado há muitos anos”, disse.

O presidente ainda acrescentou que as forças políticas local não conseguirão derrotá-la. “Não querem que você desmonte o império que eles montaram. Fique tranqüila, minha cara governadora, que Deus escreve certo por linhas tortas e você será reconhecida por esse povo”, disse Lula. O presidente ainda destacou que seu governo tem assistido 306 mil famílias no Rio Grande do Norte através do Bolsa Família, 4.629 estudantes de baixa renda pelo programa “Pró Uni” em universidades particulares, entre outros benefícios para o Estado.
Matéria publicada no jornal O Mossoroense, em 16 de setembro de 2006.

2 comentários:

pablocapistrano disse...

Lula é um ícone.
mais engraçado foi ver a briga dos candidatos para subir no palanque.
quem diria...
um ano atrás, quem poderia imaginar?

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!