25 de fevereiro de 2007

Notícias do GP

Biblioteca Nacional recebe 25 mil livros da ABL
A Academia Brasileira de Letras doou 25 mil livros para a Fundação Biblioteca Nacional. Entre as doações estão Discursos Acadêmicos, exemplares da Revista Brasileira e obras das coleções Austregésilo de Athayde, Afrânio Peixoto e Antonio Callado que serão distribuídos entre 4,5 mil bibliotecas públicas dos 27 estados do país, sob a responsabilidade das Coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. O Estado que tiver maior número de biblioteca cadastrada receberá mais livros. O acordo de cooperação entre as instituições foi assinado pelo acadêmico Marcos Vilaça, presidente da ABL, e pelo professor Muniz Sodré, presidente da FBN.

15 anos do PROLER
A Casa da Leitura, sede do PROLER, completa 15 anos em 2007, e abre sua temporada de cursos com opções diversificadas para mestres e educadores. No próximo dia 28 de fevereiro, a escritora Ana Maria Machado fará seleção de seus textos prediletos e contará sobre a importância dos livros para a sua formação. Já entre os cursos programados para o mês de março, estão: "A ilustração na sala de aula:diversificando o universo da leitura" e "Lendo imagens: o valor do imagético no desenvolvimento estético da criança"; "Partilhando Histórias"; "A Arte da Leitura"; "A utilização do texto teatral na escola"; "RPG no estímulo à Leitura de Livros"; "Literatura Infantil na escola". As aulas acontecem na Casa da Leitura (Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras – Rio de Janeiro).
Mais informações no site do Proler ou pelo e-mail: casadaleitura@bn.br

Programa de Difusão e Intercâmbio Cultural
As inscrições para o Programa de Difusão e Intercâmbio Cultural estão abertas desde o dia 15 de fevereiro. Esta iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura, oferece apoio financeiro para a participação em eventos culturais nacionais ou internacionais a serem realizados em março. Os projetos devem ser encaminhados para o e-mail edital.sefic@minc.gov.br até às 23h59 do dia 27 de fevereiro.
Mais informações no site do MinC.

Anuário Brasileiro do Livro 2007/2008
A Câmara Brasileira do Livro lançou a versão 2007/2008 do Anuário Brasileiro do Livro, publicação dirigida aos profissionais do mercado editorial e livreiro nacional. Entre as informações disponíveis estão os nomes dos principais executivos de cada empresa, gêneros com os quais trabalha, selos editoriais, telefone, e-mail, endereço e site. Além disso, estão catalogadas entidades ligadas ao livro e órgãos públicos de Educação e Cultura de todos os estados brasileiros.

Agenda Literária Internacional

Feria Internacional del Libro Cuba 2007
De 8 de fevereiro a 11 de março, Havana (Cuba)
Mais informações: www.cubaliteraria.com/

II Feira do Livro de Poços de Caldas
De 21 a 25 de março de 2007, na Associação Atlética Caldense de Poços de Caldas, MG
Mais informações: www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

23ª Jerusalem International Book Fair
De 18 a 23 de fevereiro de 2007, Jerusalém (Israel)
Mais informações: jerfairs@jerusalem.muni.il.

Baltic Book Fair / Vilnius Book Fair
De 22 a 25 de fevereiro, Vilnius (Lituânia)
Mais informações: bookfair@litexpo.lt / http://www.litexpo.lt/

Alexandrina International Book Fair
De 21 de fevereiro a 5 de março, Alexandrina (Egito)
Mais informações: mona.helmy@bibalex.org

Feira do Livro de Leipzig
De 22 a 25 de março de 2007, Leipzig (Alemanha)
Mais informações: www.leipziger-buchmesse.de

Salão do Livro de Paris
De 23 a 28 de março de 2007, Paris (França)
Mais informações: (21) 2220-2057/1987 - www.salondulivreparis.com

5th Bangkok International Book Fair
De 28 de março a 10 de abril, Bangkok (Tailândia)
Mais informações: info@pubat.or.th / http://www.bangkokibf.com

Nenhum comentário: