5 de fevereiro de 2007

Revista Papangu - 36ª Edição

É pique, é pique, é pique!

Com o mesmo arrojo do início de 2004, perseverança e muita vontade de crescer, eis que chega a edição especial de aniversário da revista Papangu. Os nossos sonhos, amantes do humor e cultura, se solidificam ao chegarmos à marca de trinta e seis edições, ininterruptas, em que, mês a mês, compartilhamos alegria, entretenimento e aventuras intelectuais.

Esse período fica marcado na história da imprensa potiguar, pois fomos muito mais longe pela ousadia, com uma equipe determinada a fazer o melhor, sem papas na língua, sem sofreguidão de conhecimento, modéstia à parte, ganhamos a simpatia do leitor norte-rio-grandense.

Para iniciarmos o ano com o pé direito, na capa da nossa edição especial, eis “A Casa da Luz Vermelha”, uma história absurda de subserviência dos edis mossoroenses ao Palácio da Resistência. Presenteamos com o nosso Troféu a inoperante Câmara Municipal de Mossoró e Cia. — os primeiros a abocanhar nosso disputado prêmio neste ano que se inicia.

O escritor David de Medeiros Leite, responsável pela seção Cartas de Salamanca, este mês assina o espaço Talento Potiguar, destacando o jovem escritor Misherlany Gomes Araújo e a obra Almino Afonso: o livro e a terra. Mishel, que revela em seu livro os primeiros passos da antiga localidade de Caieira, atual município de Almino Afonso, e os registros sobre algumas famílias.

Em Autores & Obras, Carlos Meireles enfoca O amanuense Belmiro, arte de Cyro dos Anjos. Dono de uma prosa afinada e singular, apesar de não ser possuidor de uma obra muito vasta, Cyro dos Anjos é um dos autores mais respeitosos com a palavra, escritor de inquestionáveis obras-primas da literatura nacional.

Com fotos de Carlos José, Túlio Ratto entrevista o cantor e compositor “Raimundo Fagner — um artista politicamente correto”. Crítico contumaz, rebelde e briguento, criticado inúmeras vezes pela imprensa como um astro arrogante, Fagner mostra sensibilidade e amor às questões sociais. Nessa entrevista, ele fala com carinho, além da trajetória de sucesso, de sua fundação no Ceará, que dá apoio a quatrocentas crianças carentes.

O Artigo deste número 36 é da lavra do jornalista Carlos Santos, intitulado “O delírio do turismo e os filhos de Esparta”; Paulo Brasil e suas “Ligações Perigosas” direto da cidade do Recife, na seção Crônica; no espaço reservado ao Conto, Clauder Arcanjo traz para o leitor de Papangu uma história a que deu o nome “Carniça” (conto este que fará parte do seu livro Licânia, a ser lançado no mês de março deste ano). No Especial, o jornalista Alexandro Gurgel destaca a inauguração da exposição “Fortaleza dos Reis Magos: O Marco da História Potiguar”. Um projeto lançado pela presidenta da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, com o objetivo de renovar o interesse e manter viva a chama da cultura que cerca aquele local. No espaço dedicado à poesia, a sensibilidade de Cefas Carvalho, José Alcides Pinto, Clauder Arcanjo, Jefferson de Paiva.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer a todos que nos incentivaram e continuam acreditando no nosso projeto. Cada comentário que nos chega, seja através de e-mail ou carta, dá alento para continuarmos com o nosso trabalho.

Parabéns pra vocês, nesta data querida.

Nenhum comentário: