16 de fevereiro de 2007

Roteiro de Carnaval em Natal

Manicacas no Frevo

Arte: Fábio Eduardo
Um grupo de boêmios, freqüentadores assíduos da confraria do Beco da Lama, resolveu assumir a condição de “manicacas” e organizaram uma troça carnavalesca para sair durante o sábado de carnaval.
No jargão popular, manicacas são aqueles indivíduos comandados pelas respectivas esposas. Mas, há uns que se defendem, garantindo que só se mantêm na condição de manicaca um único dia no ano. “Somos manicacas somente durante o sábado de carnaval”, afirma Julio César Pimenta, um dos fundados do bloco.
Esse ano, a troça fará uma homenagem ao poeta Antoniel Campos, eleito o “manicaca do ano”, que desfilará com seu troféu, uma corrente cor-de-rosa para que sua esposa possa levá-lo aonde desejar, desenhado especialmente para o poeta.
Animados por uma orquestra de metais, a troça Manicacas no Frevo sai no sábado de carnaval, com concentração a partir do meio-dia, no bar de Dona Nazaré, nas adjacências do Beco da Lama. O bloco fará um percurso pelas principais ruas do Centro Histórico e retornará a concentração.
Os organizadores da troça avisam que as últimas camisas estão em oferta para quem é manicaca, “mas só no frevo”, ao preço de R$ 15,00. Quem interessar é só ligar 9906.8740 ou 3222.3492.
*-*-*-*-*-*
Hino do Manicacas
Que ousadia foi sair na sexta-feira
Deixando a louça e a cozinha arrumada
Caí no frevo e só voltei na quarta-feira
Trazendo a minha desculpa esfarrapada
Carro quebrou,
Fiquei preso no engarrafamento
Mulher, não é mentira
Pode ligar pra casa do Prof. Bira.
Quem pode manda
Obedece quem tem juízo
É melhor ser MANICACA
Porque a mulher já deu o aviso.
Não, não, não, não não...
Não venha com rolo de macarrão...
*-*-*-*-*-*-*-

Agenda Carnavalesca

Kengas na rua
Muito brilho e “fechação” concentrados tomarão conta da Cidade Alta neste domingo de carnaval, ocasião em que as Kengas farão o seu tradicional desfile. A concentração começa às 15h, em palco montado na avenida Ulisses Caldas, coração do Centro Histórico de Natal. Às 15h30, o cantor Rodolfo Amaral solta a voz, e dá início ao fervo do bloco, cantando marchinhas, sambas e frevos clássicos. Às 17h, começa o concurso, com as Kengas desfilando irreverência, criatividade e glamour ‘trash’ para o público ávido por diversão. Em seguida, uma ótima alteração no roteiro original: às 20h, haverá o aguardado show de Martinho da Vila, sumo sacerdote do samba. Às 22h, as Kengas descem para a Ribeira e prosseguem o ‘abalo’ no velho bairro.

O carnaval de Khrystal
A cantora Khrystal está preparada para animar o carnaval em vários pontos do Estado. Amanhã ela vai animar o Bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomem, em Ponta Negra, a partir das 16h. No mesmo dia, anima o Burro Elétrico em Pirangi, depois das 22h. No domingo, vai para o litoral de Touros e na segunda-feira carnavalesca, volta a se apresentar no Praia Shopping Cultural, às 21h. Na terça, ela faz show em dois palcos natalenses: no Centro Histórico, às 18h, e na praia da Redinha, às 23h. Já na quarta-feira de Cinzas, ela faz o encerramento do carnaval de Pipa.

Carnaval em Ponta Negra
Bonecos Gigantes, orquestra de frevo e muita gente fantasiada compõem o cenário do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens que sairá amanhã pelas ruas de Ponta Negra arrastando foliões, entre nativos e turistas, moradores do bairro e famílias inteiras. A festa faz parte do Carnaval Multicultural 2007 realizado pela Prefeitura do Natal. Em seu terceiro ano consecutivo já são mais de 4 mil foliões nas ruas. A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Conjunto. Após cortejo pelas ruas, a chegada será no Ponto Sete, onde haverá show com Isaque Galvão e banda.

Carnaval e Rock no Beco da Lama
Na próxima segunda-feira, o rock’n’roll entra na programação oficial no Beco da Lama, na 1ª Chamada Carnavalesca do Rock, com as seguintes bandas: Vitrola, Fliperama, Allface, Zero8quatro e SeuZé. Os shows são gratuitos e começam a partir das 18h. A programação do rock no carnaval de Natal está integrada a outros eventos que rolam em 11 estados Brasil afora, o Grito Rock. Festivais importantes como o Rec Beat em Recife e o Grito Rock em Cuiabá são alguns dos eventos que estão participando desta ação nacional do rock durante o carnaval.

Bar e folia
O Cine Ponta Bar vai abrir as portas hoje para ritmos carnavalescos, com a presença da cantora Cirleide Andrade e banda, a partir das 22h. No repertório não vai faltar composições de Capiba, Nelson Ferreira, Antônio Nóbrega, Antônio Maria, entre outros. Cirleide é pernambucana e tem correndo nas veias o ritmo do frevo. O couvert artístico custa R$ 5 e as reservas de mesa podem ser feitas pelo fone: 3219 4125. O Cine Ponta Bar fica na Av. Praia de Genipabu, 2002 (a 500m atrás do Praia Shopping).

Rocas na folia
A banda Antigos Carnavais retorna à folia na próxima segunda-feira e vai invadir as ruas dos bairros das Rocas e Santos Reis. Com saída prevista para as 14h da Praça do Posto Senador na praia do, a banda vai até a entrada da balsa. O evento vai homenagear Severina, a Embaixatriz do Brasil, moradora das Rocas e representada numa boneca que serve de abre-alas da banda. Também terá a participação de foliões fantasiados e mascarados acompanhando o frevo sob o comando do maestro Rezende. A proposta da Banda Antigos Carnavais é a cada ano homenagear um bairro da cidade com uma folia de rua, sem cobrar nada, sem cordão de isolamento, distribuindo alegria.

Baiacu na Vara no carnaval da Redinha
Com a irreverência de sempre, eles prometem uma 17ª “varada” com força. O bloco Baiacu na Vara, um dos símbolos do carnaval da Redinha, sairá às ruas em suas duas versões: no domingo, às 16h, como Baiacuzinho, a ala mirim da festa há seis anos, chamando a criançada para a festa. Na quarta-feira é o dia dos marmanjos, a partir das 9h, da Praça do Cruzeiro.
-
Carnaval em Pirangi
A abertura oficial do Carnaval ‘‘É Pé no Chão’’, de Pirangi, ocorrerá hoje a noite se estendendo até a quarta-feira de cinzas, com o Bloco da Vassourinha. A animação ficará por conta de bandinhas, troças, blocos e 5 palcos, com DJ’s e coreógrafos. Os festejos acontecerão na Praça da Folia, à beira-mar e na avenida Márcio Marinho, que estará liberada apenas para a passagem dos blocos. Para garantir um bom fluxo no trânsito e a segurança dos foliões, serão feitas algumas mudanças. A partir das 14h a avenida São Sebastião passará a ser mão-dupla, a Unidade Mista de Saúde deputado Márcio Marinho estará de plantão 24h e foram designados 80 policiais militares, 65 policiais de trânsito, 10 bombeiros, 7 agentes do juizado de menores, além de policiais civis. Estima-se a passagem de 120 mil pessoas pela praia, que volta a ser bastante procurada por aqueles que desejam brincar um carnaval mais tradicional, com atrações como orquestras de frevo, a Banda do Cajueiro e Boi Calemba, o Burro Elétrico e o Bloco das Virgens.

Nenhum comentário: