25 de abril de 2007

Informes do Grande Ponto

Cinema de graça
Nesta quinta-feira, dia 26, o Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia Legislativa, apresentam o filme “Abril Despedaçado”, do diretor Walter Salles. Na ocasião também será exibido o curta-metragem “Espantalho”, de Alê Abreu. A sessão começa às 18h00, no auditório da Assembléia Legislativa (Praça 7 de Setembro, Cidade Alta). O acesso é gratuito, com direito a debate e pipoca. Abril Despedaçado conseguiu arrebatar o Prêmio da Casa das Américas e Melhor Diretor (Festival de Havana – 2002), Prêmio do Público Jovem (Festival de Veneza – 2001), além de ter sido indicado ao melhor filme estrangeiro pelo BAFTA (2002) e Globo de Ouro (2002).
-
Além da Notícia
A Base de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia da UFRN lançará nessa quinta-feira, 26, na Cooperativa Cultural do Campus da UFRN, o livro “Além da Notícia”, escrito pelos professores Adriano Gomes e Olga Maria Tavares (UFPB) e pelos pesquisadores Carmem Daniella Spínola, Cid Augusto Rosado, Daniel Dantas, José Zilmar Alves da Costa, Maria do Socorro Lucena e Taciana de Lima Burgos (UERN). De acordo com o professor Adriano Gomes, “Além da Notícia” é uma espécie de monitoramento da mídia, procurando identificar as intenções discursivas cujas informações estão por detrás dos olhos. O evento começa às 14 horas com uma mesa redonda abordando o tema “O discurso além da notícia: considerações teóricas e metodológicas”, no Auditório do Laboratório de Comunicação. Às 17 horas será realizado o coquetel de lançamento do livro, na Cooperativa Cultural do Campus.
-
Desentoca e toca
Pedrinho Mendes sai da toca e apresenta hoje, 25 de abril, o show “Desentoca e toca”, a partir das 20 horas, no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto. No show, Pedrinho faz um passeio por toda sua carreira musical cantando músicas que nunca foram gravadas e outras famosas como “Linda Baby”, que vem se tornando o hino extra-oficial de Natal. Ingressos no local com preço promocional à R$ 10,00.
-
Tuzé de Abreu no TSW
O cantor e compositor baiano Tuzé de Abreu se apresenta hoje, no Teatro Sandoval Wanderley, a partir das 19h00, dentro do projeto Retratos Sonoros, realizado pela Fundação Capitania das Artes. Numa apresentação essencialmente interativa, Tuzé vai fazer execuções com o “piston cretino”, instrumento experimental criado pelo músico e inventor suíço-baiano Walter Smetak. Compositor, cantor, diretor musical, saxofonista e flautista, Tuzé já fez diversas apresentações no Brasil e no exterior. Hoje, a entrada custa R$ 1,00 e de graça para estudantes e idosos.
-
XV Semana de Humanidades
Os prazos para inscrição nas atividades da XV Semana de Humanidades encerrarão no próximo dia 27 de abril, sexta-feira. A organização do evento avisa que ainda há vagas para Minicursos e Oficinas. Os interessados deverão comparecer à secretaria do evento, das 7h30 as 11h30. Os interessados em expor seus livros ou revistas deverão enviar seu material para a secretaria da XV Semana de Humanidades, até 4 de maio de 2007. Além de Minicursos, Oficinas e GTs, o evento contará também com Mesas Redondas, dois Colóquios, e as palestras da I Semana de Estudos históricos. Para esses eventos não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local. Para apresentar trabalho em GTs, Vídeos ou Painéis acessem a página do evento (www.cchla.ufrn.br/humanidades)
-
Leitura e escrita na rede pública
O Ministério da Educação publicou um documento por meio do qual pretende motivar e auxiliar os agentes públicos e comunidades na tarefa de levar a leitura e a escrita às crianças. O Indicadores da Qualidade da Educação: dimensão ensino e aprendizagem da leitura e da escrita apresenta um roteiro de questões que ajuda professores e dirigentes escolares a identificar as dificuldades dos alunos para aprender a ler e a escrever. Segundo o site do MEC, “nas cerca de 40 perguntas, a escola terá que responder se os alunos participam de atividades semanais de leitura e escrita, se os professores orientam os pais sobre como eles podem ajudar as crianças nas tarefas de casa, se a escola valoriza os textos produzidos pelos alunos”.
-
Crescem ações de incentivo à leitura no Brasil
O jornal Folha de S.Paulo publicou em sua edição de 14 de abril, no caderno Cotidiano, reportagem em que mostra algumas das iniciativas realizadas no país para reverter o baixo interesse dos brasileiros pelos livros. O jornal aponta um aumento nos projetos de incentivo à leitura, algo constatado a partir do crescimento do cadastro de ações do PNLL. A reportagem aponta que o programa praticamente dobrou o número de iniciativas cadastradas em um ano, de 162 para 306. Os jornalistas também lembram que há outras cem ações ainda sob análise da coordenação do plano e que “o prêmio VivaLeitura recebeu 3.031 projetos em 2006, que estão sendo sistematizados e também poderão ser incluídos no plano nacional”.
-
Divulgados os vencedores do Pulitzer
O Prêmio Pulitzer, um dos mais disputados pelos jornalistas norte-americanos, também tem seus laureados na área da literatura. E os vencedores da versão 2007 já são conhecidos:Cormac McCarthy por The Road (categoria Ficção), David Lindsay-Abaire por Rabbit Hole (Drama), Gene Roberts e Hank Klibanoffn por The Race Beat (História), Debby Applegate por The Most Famous Man in América (Biografia), Natasha Trethewey por Native Guard (Poesia) e Lawrence Wright por The Looming Tower (não-ficção).

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Seu blog é uma leitura maravilhosa.

Pedro Fiuza disse...

Olá Alexandro!
Só passando para agradecer ao espaço que você dá ao Cineclube Natal no Grande Ponto.
Muito obrigado, mesmo. =]

abraços
Pedro Fiuza
Cineclube Natal