26 de abril de 2007

Coisas do Grande Ponto

Fashion is cult
Os “cadernos culturais” dos periódicos da capital, dessa quinta-feira, destacam o evento “Natal Fashion Week” e a sofisticação da beleza nas passarelas do Midway Mall. Já não bastava o evento figurar em todas as colunas sociais (as quais ocupam dois terços dos caderno culturais), agora a cultura da moda, com seus alemães e seus canhões, cobrem todas as notícias dessas editorias.

Midway Mall
A nova peça publicitária do shopping Midway Mall mostra várias pessoas no vídeo, mas nenhum desses rostos se identifica com o pessoal daqui. Até mesmo as fotografias expostas na fachada do shopping mostram pessoas que não tem nada haver com nossa gente. Parece-me que o “xopin mideimal” só existe em Natal, mas pelo que se constata, não há nenhum identificação com o povo potiguar.

Filosofia e história
Este blogueiro encontra o filósofo e escritor Helmut Cândido no salão nobre do Sebo Vermelho e numa conversa sem maiores pretenções, o velho filósofo dispara: “O arquiteto Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. Apesar de ateu, projetou mesquitas, igrejas, sinagogas e até um templo evangélico”.

2% da blogosfera fala português
Deu no portal G1 que o Brasil é campeão de horas on-line na internet residencial e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado recentemente pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera. Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%.

IV Bienal Nacional do Livro de Natal
O Governo do Estado vai liberar R$ 500 mil, em cheque-livro, para as escolas e bibliotecas públicas adquirirem livros na “IV Bienal Nacional do Livro de Natal”, que ocorrerá de 31 de maio a 9 de junho de 2007. A garantia foi dada pela governadora Wilma de Faria, durante audiência concedida ao coordenador do evento, Salustiano Fagundes. Em seu quarto ano, a Bienal cresceu e diversificou o seu foco, agregando a partir deste ano os quadrinhos e abrindo espaço para discutir as relações entre literatura e cinema e literatura e música. Entre os convidados para os painéis que abordarão esses temas estão Henrique Antônio Bartsch, autor de “Rita Lee mora ao lado”, o cineasta Rui Guerra; o escritor Nei Leandro de Castro, que teve este ano o seu livro “As pelejas de Ojuara” levado ao cinema, e o autor da Turma de Mônica Maurício de Souza.

Pólo de Cinema Potiguar
Deu na Tribuna do Norte que o primeiro passo para tirar do papel o tão sonhado pólo de cinema e vídeo do Rio Grande do Norte foi dado na semana passada, na Fundação José Augusto. Na ocasião, representantes de várias entidades ligadas ao cinema local como a Associação dos Documentaristas e Curta-metragistas do Estado (ABD/RN), o Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos (ITEC), CineClube e pessoas ligadas à área se reuniram durante uma hora e meia com o presidente da FJA, Crispiniano Neto, para discutir a implantação do pólo. De concreto, a formação de três comissões para a elaboração de um projeto e um novo encontro marcado para o dia 14 de maio, às 19h, no auditório do Teatro de Cultura Popular (TCP). Os produtores Keila Sena e Josenílton Tavares ficarão responsáveis por fazer a apresentação em power point do projeto.

Dia Internacional da Dança
Para marcar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Fundação Cultural Capitania das Artes preparou uma programação especial para o próximo fim de semana, no Teatro Sandoval Wanderley. No sábado, 28, Marika Gidali, fundadora e diretora do Ballet Stagium, e Ademar Dornelles, bailarino dessa companhia, conduzem uma comunicação sobre a dança. Já no domingo, 29, o corpo de Baile da Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta e o Balé da Cidade do Natal apresentam-se no TSW e recebem mais sete companhias convidadas: EDTAM, Domínio, Gaya, Roda Viva, Cia. do Movimento, Parafolclórico da UFRN e Gira Dança. Além das companhias de dança, apresenta-se o grupo de tradição popular Araruna. A programação começa às 18h. A entrada custa R$ 4. Estudantes e idosos pagam meia.

Troféu Cultura 2007
O Auto do Natal 2007, o espetáculo de ballet A Princesa e o Gigante e os bailarinos Sami Passos e Jarlyanne Alline vão receber hoje, o Troféu Cultura 2007, que premia os destaques da cultura potiguar. O prêmio é uma realização do jornalista Toinho Silveira, numa parceria com o Sistema Ponta Negra de Comunicação e com o Presidente da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano Neto. A solenidade de entrega do Troféu acontece às 20h00 no Teatro de Cultura Popular (FJA).

Nenhum comentário: