12 de maio de 2007

Do beco para a praça

Texto: Rafael Duarte
Foto: AG Sued

O MPBeco voltou. Se vivo fosse, provavelmente Adelino Moreira - autor do clássico “A Volta do Boêmio” e compositor preferido de Nelson Gonçalves - completaria dizendo que o festival de música do Beco da Lama, que começa hoje e segue até o dia 23 de maio, voltou para rever os amigos que em 2006 deixou a chorar de alegria. Isso tudo, é claro, acompanhado de um violãozinho usado por meio mundo de gente que passou pelo Centro Histórico da cidade em maio do ano passado.
Com o carimbo de ser o único festival de música de caráter competitivo e gratuito público, o MPBeco parte para a segunda edição com uma mudança no local para acomodar melhor o público. A partir deste ano, o palco será armado na praça Sete de Setembro, onde fica o Palácio Potengi. A fórmula que deu certo ano passado, no entanto, foi mantida. O evento será realizado em três finais de semana, sempre aos sábados. Os dois primeiros (hoje e dia 19 de maio) são dedicados à fase eliminatória, quando dez canções, por sábado, brigam por cinco vagas. Na final, marcada para o dia 26, as dez músicas classificadas (cinco de cada dia) disputam os R$ 7,2 mil em prêmios.
O festival começa a partir das 16h30 com a apresentação do mamulengueiro Josivan de Chico de Daniel e segue com os pernambucanos da Casas Populares da BR-232. Por volta das 17h30, os intérpretes defendem as dez músicas. O encerramento fica por conta da música de preto de Neguedmundo.
O II MPBeco foi viabilizado através da lei municipal de incentivo Djalma Maranhão e outras parcerias. O projeto estava orçado em R$ 52 mil, mas segundo o produtor do evento Dorian Lima, apenas 75% desse valor foi captado. “A gente ficou na média do ano passado. Infelizmente, como em 2006, não conseguimos captar tudo. A saída foi procurar parcerias na agência cultural do Sebrae, na Fundação José Augusto, na assessoria de comunicação do Governo do Estado... acredito que pelo resultado do ano passado, poderíamos ter atraído mais gente. Mas o importante é que mantivemos o patrocínio maior que é da Destaque”, disse.
Indagado sobre o porquê da dificuldade em conseguir apoio, ele, que já pensa em 2008, afirma que o problema está na inclusão do projeto em apenas uma das leis de incentivo à cultura. “Acho que é porque a gente só enquadra na lei municipal Djalma Maranhão, e isso dificulta um pouco. Para a próxima edição, a idéia é que a gente inclua o festival nas duas leis (municipal e estadual). Eu não quero adiantar os nomes, mas já temos duas empresas fortes que devem nos apoiar em 2008 através da lei estadual Câmara Cascudo”, afirmou.
O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Natal, Fundação Cultural Capitania das Artes, por meio do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura. Os patrocinadores oficiais são a Destaque Promoções, o Bloco Bicho Papão e a Offset Gráfica. O projeto conta ainda com o Apoio Cultural da TV Assembléia, do Restaurante Carimã, Governo do Estado / Fundação José Augusto, SECTUR - Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Cidade do Natal e do estúdio Natal Groove.

Bate papo: Dorian Lima "produtor do MPBeco”

O local é a única mudança desta edição do MPBeco?
DL: A mudança de local. Ano passado fizemos ali no Beco e, principalmente no terceiro dia, ficou todo mundo imprensado. Então mudamos para a praça Sete de Setembro. Além do espaço, estamos colocando um som e uma estrutura de melhor qualidade. Esse ano também vai ter o prêmio de júri popular.

A fórmula do festival é essa ou pode mudar alguma coisa para o próximo ano?
DL: À médio prazo algumas coisas podem ser acrescentadas. Imaginamos colocar uma atração regional de peso para encerrar o festival, mas estou muito satisfeito.

O festival realizado em três finais de semana é uma estratégia?
DL: Essa decisão foi tomada por uma sugestão de uma amiga nossa, se fizéssemos em três dias consecutivos começando na quinta-feira, não teríamos um bom público no primeiro dia. Fazendo dessa forma, a gente pode trabalhar durante a semana para consertar algumas falhas que podem ocorrer. E além do mais, o sábado é um dia especial, onde todo mundo sai para tomar sua cervejinha.

Cantam hoje
1-”Janela na manhã”, de Wescley da Gama, por Wescley e Paula Érica;
2-”Bela morena”, de Rubinho Silva, por Neemias Damasceno;
3-”Volte comigo”, de Antônio Ronaldo e João Barro, por Marília Lima;
4-”Nas grades da ponte”, de Graciele Lima, por Graciele;
5-”A rainha do tapete vermelho”, de Drica Duarte e Letto, por Elegia e Seus Afluentes;
6- “Potiguarina”, de Geraldo Carvalho, Graco Medeiros e Tertuliano Aires, por Geraldo Carvalho;
7- “Avessos e harmonias”, de Abdon Fernandes e Hélio Gomes, por Abdon;
8- “Blues das horas”, de Gil Oliveira, por Jack Black;
9- “Na base da resistência”, de Jog MC, por Brascubano;
10 - “Potiguaras, guaranis”, de Ricardo Baía e Zé Fontes, por Khrystal.

Nenhum comentário: