8 de maio de 2007

Exposição de Eduardo Alexandre

Foto: AG Sued

A convite do Centro de Produção Cultural da Fundação José Augusto, o artista plástico Eduardo Alexandre (foto) abre às 10:00 horas deste 8 de Maio, Dia do Artista Plástico, exposição de pintura na Galeria de Arte Newton Navarro, no hall de entrada da Fundação. São sete trabalhos em tinta acrílica sobre tela, medindo 162 X 130 cm.

Eduardo comemora este ano 30 anos de pintura, havendo iniciado suas atividades artísticas com a Galeria do Povo, na Praia dos Artistas, em outubro de 1977. É a sua 3ª exposição individual, depois de ter realizado mais de 500 exposições de rua.
-
Sobre sua pintura, disse Marcílio Farias:

A arte de Eduardo Alexandre é corajosa ao redescobrir a exuberância do ato de "pintar" no acariciamento farto da tela, como se mostrasse ao mundo e ao homem desse mundo que a cor é viva, que a cor vive, que nós somos como ela, vivos, jamais cadáveres ambulantes, cegos conduzindo cegos numa via escura e úmida esperando pelo milagre de um guia protetor.
É ousada por ser antes de tudo pessoal, inimitável e intransferível. Tem sua marca visível em cada milímetro de tinta espalhada como mágica sobre a tela, como uma mandala tibetana, como um quilt navajo, como o som do shofar ao fim do dia.
Poucos foram capazes de serem fieis a si mesmos da forma fervorosa, meditativa, com que Eduardo engendra sua processualidade criativa. Ele ultrapassou o prisma teorético de indagação ou questionamento sobre "processos". Para ele, o que existe é o ato criativo, puro e claro, transfigurado pela sua inimitável compreensão do que é a cor no mundo, do que é a cor para o mundo, do que seria estar com a cor e o mundo.
Por último, a resolução do dilema bi-milenar da arte e do objeto estético. Eduardo resolve essa querela de forma absoluta: ele demonstra, mostra e anuncia o fato artístico como a única realidade existente. Qualquer indagação ou abordagem teórica sobre o seu trabalho é irrelevante porque, para Eduardo, pintura (como poesia, como produção/promoção cultural), arte de uma maneira geral, é um oficio, uma destinação, um compromisso inerente à sua condição de ser humano, perceptivo, sensível, e único.

Nenhum comentário: