24 de maio de 2007

Vixi, mainha! - 40ª edição da Papangu

Vixi, mainha! - E os painhos também. Já chegamos com a Papangu do mês demaio, esta a de número 40, e, sem rodeios, sapecamos o prefeito da cidadede Natal na capa: O Prefeito Maluquinho. As peripécias e traquinagens deum menino, nada sonso, que anda deixando a classe política potiguar empolvorosa, por isso foi o nosso grande vencedor do Troféu Papangu destemês.

O Artigo "O império dos centauros e o Mossoró Cidade Junina" é assinadopelo jornalista Carlos Santos. Em sua narração, Carlos destaca um monte decentauros que há pouco mais de dois anos trotearam até subir às escadariasdo poder, ao lado de asseclas deslumbrados.

No espaço reservado ao "Conto", uma belíssima obra literária, retirada dolivro "Lendas da Amazônia... e é assim até hoje", ilustrado por Tati Móes,da Editora Salesiana (já em 2ª reimpressão), O Boto, da escritora FláviaSavary.

O bibliófilo Carlos Meireles, no seu Autores & Obras, fala da obra"Quarteirão da Fome", de Raimundo Nonato. No ano do centenário denascimento desse grande escritor, Meireles, como cearense-potiguar,revisitou os escritos do membro do Instituto Histórico e Geográfico do RioGrande do Norte (IHGRN), da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL),da Academia Mossoroense de Letras (AMOL) e de várias outras instituições.

Na seção Talento Potiguar, "Cláudia Magalhães: Nasce uma estrela no teatropotiguar". O jornalista Alexandro Gurgel conta-nos a história dessa atriz,bailarina, cantora, escritora e produtora que desponta com uma dasmulheres mais atuantes da cena teatral norte-rio-grandense.

"Yeda Prates Bernis e a poética da perda" é destaque no Ensaio, do críticoliterário Fábio Lucas. Fábio discorre sobre a obra Viandante, que surgecomo acúmen de uma trajetória construída mediante forte consciência dopoder da literatura, da carreira pontilhada de êxitos da lírica de YedaPrates Bernis.

Da página 32 a 47, o escritor Clauder Arcanjo apresenta a mais completaentrevista já concedida até hoje pela grande dama da poesia brasileiraOlga Savary, que se revela, em nossas páginas, em sua plenitude. Umaamazônica vaidosa, guerreira, humana, cheia de tesão pela vida e digna doslouros destes seus longos anos de vida literária. Vida de paixão eespanto. Berço esplêndido da literatura. "O olhar da mulher num mundomoldado por homens, que ela busca transformar com sua ternura, suasensibilidade privilegiada", fazendo uso das palavras de Dias Gomes.Imperdível.

Na seção Especial, assinado pelo jornalista e escritor Túllio Andrade,"Dos Quintais da Fazenda Floresta". Túllio lamenta que a lembrança daautora dos versos "A lembrança dos meus é orvalho enluarado / Suavizando ocalor do meu peito abrasado", Nísia Floresta, escorregue por entre osdedos indiferentes da negligência dos seus próprios conterrâneos. Ovilipendio à obra de Nísia é, na visão do escritor, lamentável pecado quearrasta os norte-rio-grandenses para a escuridão da ignorância e dodescaso.

O humor do cartunista Amâncio, os festejados espaços: Direto do Cafofo,Raio-X - Fratura exposta, Papangusando, Em Cartaz, a seção Poemas, e osmais famosos colunistas da terra de Poti, Papangunistas: Alexandro Gurgel,Antônio Alvino, Antonio Capistrano, Carlos Meireles, Cefas Carvalho,Damião Nobre, David Leite, Louro Dedé, Marco Túlio Cícero, Raildon Lucena,Túlio Ratto e Yasmine Lemos.

Adquira o seu exemplar da Papangu, é mais fácil que tomar chupeta da bocade criança.

Onde encontrar a Papangu em Natal:

Banca do Tôta (próximo ao CCAB Norte)
Banca do Nordestão (em frente a Faculdade de Odontologia)
Banca do Nordestão (próximo ao viaduto de Ponta Negra)
AS Livros (Praia Shopping e na avenida Salgado Filho)
Livraria Siciliano (Midway Mall e Natal Shoping)
Banca Tio Patinhas (centro - avenida Rio Branco)

Nenhum comentário: