12 de junho de 2007

Coisas do Grande Ponto

Eleição para a Comissão Gerenciadora da Lei Cascudo
Nesta quarta-feira, 13 de junho de 2007, vai acontecer mais uma plenária para a escolha dos representantes do movimento cultural para a Comissão Gerenciadora da Lei de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo. O encontro será ás 19h na Pinacoteca do Estado e é muito importante que a classe artística esteja presente. Nessa reunião será escolhida uma comissão provisória que vai atuar por um período de seis meses e irá, dentre outras atribuições, fazer uma minuciosa revisão na Lei e, havendo necessidade, realizar alterações.

Eleição para a Comissão Gerenciadora da Lei Cascudo II
Apenas 12 testemunhas entre artistas e produtores culturais estavam dispostos a se organizar, terça-feira passada, no Palácio da Cultura, em torno das próximas eleições do conselho que rege as normas da lei estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura. Pelo baixo número de participantes, a reunião não teve o quórum suficiente e foi, mais uma vez, adiada. O curioso é que a lei não especifica o quorum mínimo para as votações. Aliás, a lei Câmara Cascudo não determina uma série de normas descobertas recentemente pela classe artística. Uma delas, por sinal, é a regulamentação do período do mandato dos conselheiros. Como não há tempo definido para a gestão, os próprios conselheiros acertaram entre si que ficariam dois anos à frente do conselho. Outro ponto curioso é que as eleições são decididas por entidades representativas da classe artística, que é quem tem direito a voto, ou seja, pelos artistas credenciados nas entidades. “Na reunião da outra semana compareceram mais de 40 pessoas e, mesmo que a lei não defina qual é o quorum suficiente, achamos por bem não deliberar nada, embora tenha saído uma ata no final”, conta o músico Isaac Ribeiro. O grupo que foi ao Palácio da Cultura anteontem promete levar algumas propostas para colocar em votação. A principal delas é a eleição de um mandato tampão de seis meses, votado pelos artistas, onde os novos conselheiros ficariam responsáveis por dar seguimento às análises dos projetos da lei. Paralelamente, durante o período, a classe artística se organizaria em entidades.

Natal aos Olhos de Câmara Cascudo
Com apresentação do espetáculo “Natal aos Olhos de Câmara Cascudo”, a Prefeitura do Natal realiza a abertura de mais uma edição do Programa Programa Agente Jovem, nesta terça–feira. A solenidade, que acontecerá às 15h, será realizada no Ginásio de Esportes Antônio Alves Correia, avenida Paraíba, s/n, Cidade da Esperança. O espetáculo “Natal aos Olhos de Câmara Cascudo” conta com a participação de 148 adolescentes, todos do Programa Agente Jovem, em cena e nos bastidores da apresentação. O espetáculo é uma homenagem ao historiador e folclorista. O tema foi definido a partir de reuniões da equipe técnica com os artes educadores, e contempla a cultura da cidade, de alguns bairros e suas personalidades. Foram realizadas pesquisas de campo e os jovens se envolveram no trabalho de resgate de informações até a confecção das fantasias e adereços. Cinco bairros serão homenageados com suas histórias e tradições preservadas: Felipe Camarão com o boi de reis de Manoel Marinheiro; Ponta Negra, com os congos de calçolas de José Rola, a Ribeira, com a nostalgia do Grupo Araruna do Mestre Cornélio; Mãe Luiza, com sua parteira Dona Luíza, a reprentante das mães da cidade, e a Redinha, com suas redes de arrastos e os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, o carnaval e a quarta-feira de cinzas animada pelo bloco os Cão.

Torneio Internacional de Ginástica Artística Feminina
No próximo fim de semana, Natal será a sede do Torneio Internacional de Ginástica Artística Feminina. O evento será realizado no ginásio do Campus Universitário da UFRN, contando com a participação das equipes do Brasil, Grã-Bretanha e Canadá. Nesta terça-feira, às 11h, a governadora Wilma de Faria irá receber as atletas da seleção brasileira e a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica. Entre os destaques da equipe brasileira estão as campeãs mundiais Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e Laís Souza. Também participam do encontro com a governadora as ginastas Jade Barbosa, Khiuani Dias, Ethiene Franco, Juliana Santos, Milena Miranda e Ana Claudia Silva, potiguar que mora em Curitiba e integra a seleção desde o início do ano. Os técnicos Iryna Ilyashenko, Oleg Ostapenko e Roger Medina também têm presença confirmada.

Circula pela internet
Promoção da TAM: “Venha conhecer Natal e ganhe três pontos no Campeonato Brasileiro totalmente grátis”.

Nenhum comentário: