11 de junho de 2007

Informes Literários

Prêmio FNLIJ – 2007
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil divulgou os vencedores da versão 2007 de seu prêmio. O Melhor Livro para Criança ficou com O menino, o cachorro, de Simone Bibian e ilustrações de Mariana Massarani; e O Melhor Livro para Jovem, com O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter. Para conferir a lista completa, clique aqui. Também foram conhecidos os premiados do concurso Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil 2007. O primeiro lugar ficou com o projeto A Formação da Biblioteca em uma Escola Estadual e suas Ações de Incentivo à Leitura junto ao Público Infantil e Juvenil, desenvolvido em São José dos Campos (SP). Para a lista completa do concurso, clique aqui.

Programação oficial da Flip
Iniciando com uma festa ao som da Orquestra Imperial e uma homenagem a Nelson Rodrigues, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) terá início no dia 4 de julho. Na programação, 18 autores internacionais e diversos escritores brasileiros. Antônio Torres, Mia Couto, Amós Oz, Nadine Gordimer, Lawrence Wright, Robert Fisk, J.M. Coetzee, Luiz Felipe de Alencastro, Augusto Boal e Eduardo Tolentino são alguns dos nomes confirmados. Para ver a lista completa e as datas de cada mesa, clique aqui.

Estado de Leitores
Criado em 2003, São Paulo: Um Estado de Leitores é um projeto conjunto da Secretaria de Estado da Cultura com a prefeitura dos municípios e a iniciativa privada. Entre as ações, a revitalização das bibliotecas públicas de todo o Estado, aberturas de salas de leitura, formação de contadores de histórias, o corredor literário da Paulista e uma campanha permanente de captação de livros. Agora, o São Paulo: Um Estado de Leitores conta com sede própria na capital paulista, na Rua do Triunfo, 301 (próximo à Sala São Paulo, à Estação Julio Prestes e à Estação Luz do Metrô). Ali, serão oferecidos cursos e palestras ligados ao mundo da leitura.

Inscreva-se no Prêmio VivaLeitura 2007
Estão abertas as inscrições para o Prêmio VivaLeitura 2007. Poderão concorrer ao prêmio instituições, órgãos e pessoas físicas. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: bibliotecas (públicas, privadas e comunitárias); escolas (públicas e privadas); e sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Em cada categoria, os vencedores receberão R$ 25 mil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet ou via postal (carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada a: Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP). O prazo de inscrição vai de 23 de abril a 9 de julho de 2007. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987 ou clicando aqui. O Prêmio VivaLeitura 2007 é uma iniciativa do Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura.

DICAS DE LEITURAS

Clássico na íntegra
A Tempestade, de William Shakespeare“Com exceção dos marinheiros, todos mergulharam na espumosa voragem, desertando o navio, que em chamas eu deixara. O herdeiro da coroa, Ferdinando, com os cabelos em pé - mais parecia junco do que cabelo - deu o exemplo, e, ao altar, exclamou: ‘Ficou vazio todo o inferno; os demônios estão soltos!’”.
Leia na íntegra

Autores brasileiros
Declaração de males, de Paulo Mendes Campos“Ilmo. Sr. Diretor do Imposto de Renda./ Antes de tudo devo declarar que já estou, parceladamente, à venda./ Não sou rico nem pobre, como o Brasil, que também precisa de boa parte do meu dinheirinho./ Pago imposto de renda na fonte e no pelourinho.”

Textos científicos e filosóficos na íntegra
Ensaio sobre o entendimento humano, de David Hume“A Filosofia Moral, ou ciência da natureza humana, pode ser tratada de duas maneiras diferentes; cada uma delas tem seu mérito peculiar e pode contribuir para o entretenimento, instrução e reforma da humanidade”.

Não-ficção
Grito Calado Atrás das Grades, Várias autoras“Compõe-se, no todo, de escritos (de anônimos ou não), feitos nas masmorras do campo de concentração feminino Punta Rieles, no Uruguai, durante o período da repressão política que acometeu aquele e tantos outros países da América do Sul, na segunda metade do século passado.”
Leia a resenha

Ficção
Socorro!, de Guillaume Musso“Cabe ao leitor, neste livro, montar as peças de um complexo quebra-cabeça - nada mais que o retrato do mundo contemporâneo, com todas as suas complexidades e engrenagens muitas vezes incompreensíveis e aparentemente sem sentido”.
Leia a resenha

Literatura Infanto-juvenil
Aventuras da Távola Redonda, de Antonio L. Furtado (org)“Personagens e aventuras revelam-se através de um intricado mapa de narrativas - para graça e sorte de leitores cuja paixão é sentirem-se perdidos no texto (uma trilha que nunca finda) e sabem: o melhor encontro não surge na marcha adiante, mas se esconde - embrenhado que está em qualquer outro atalho”.

AGENDA LITERÁRIA

III Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil Edições SM
Quando: até 30 de junho
Concurso anual que visa à premiação do escritor que tenha uma valiosa obra de criação para os públicos infantil e juvenil, cuja importância seja considerada de relevância para o âmbito ibero-americano, e seja escrita em qualquer uma das línguas que se falam na comunidade ibero-americana.
Mais informações

14º Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil
Quando: Inscrições de 28 de maio a 29 de junho
Onde: Porto Alegre (RS)
Podem concorrer livros publicados em 1ª edição, de janeiro de 2006 até o encerramento do período de inscrições e os concorrentes deverão ter algum vínculo com a cidade de Porto Alegre.
Mais informações

XII Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja
Quando: até 31 de julho
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Concurso de poesia instituído em homenagem ao poeta luso-carioca idealizador dos Cadernos de Poesia Oficina e da APPERJ, dividido em três categorias: adulto, juvenil e infantil.
Mais informações

Brochuras - A manufatura de livretes do conteúdo à forma
Quando: até 30 de junho
Onde: Curitiba (PR)
Oficina de manufatura artesanal de livretes cujos textos serão desenvolvidos a partir de referências textuais.
Mais informações

VI Café com Letras
Quando: até 20 de novembro
Onde: Planaltina (DF)
Evento que envolve professores e alunos, em dois distintos momentos chamados de Curtindo a Leitura I e II, encerrando-se no final do ano com a visita de um escritor à instituição de ensino.
Mais informações

Prêmio VivaLeitura 2007
Quando: até 9 de julho
A maior premiação individual para o incentivo à leitura no Brasil vai receber trabalhos nas categorias "Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias"; "Escolas públicas e privadas"; e "Sociedade: Empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais".
Mais informações

I SELL - Simpósio Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários
Quando: de 13 a 15 de junho
Onde: Uberaba (MG)
Evento objetivando o debate sobre as políticas de formação inicial e continuada de professores no tocante à leitura e escrita, com foco especial na literatura e em LIBRAS, além de colaborar para consolidação do curso de Letras da UFTM.
Mais informações

Literatura na Floresta
Quando: de 16 a 26 de junho
Onde: Maués (AM)
Evento que promove múltiplas atividades culturais, como concurso de redação, feira do livro, edição de livros de autores locais, palestras e seminários com autores de renome, além da gincana cultural, apresentações musicais e concurso de danças típicas e folclóricas.
Mais informações

Nenhum comentário: