22 de junho de 2007

Viajando pelo Sertão - Santa Cruz RN

Alexandro Gurgel
A foto mostra uma visão que o turista tem quando sobe o Monte Carmelo

Nossa viagem começa por Santa Cruz, parada obrigatória para quem quer visitar o Seridó e uma alternativa cheia de encantos, história e aventura.

A região era habitada pelos índios Tapuios, que foram expulsos pelos colonizadores no século XVIII quando se instalaram na ribeira do Rio Traíri e fundaram a povoação de Santa Rita da Cachoeira com uma capela em louvor a santa.

De acordo com o historiador Luis da Câmara Cascudo, há uma lenda que justifica a origem da vinculação Cruz aos nomes dados ao lugar, contada em diversas versões pelos habitantes do município.

Dizem que um missionário, ouvindo falar que os habitantes sofriam as amarguras das secas, ataque de animais ferozes e que entre eles havia lutas e rivalidades, resolveu visitar o povoado. Chegando lá, mandou fazer uma grande cruz com os ramos de uma árvore chamada inharé e fincou em cima do Monte Carmelo.

Depois que o missionário ergueu a cruz de Inharé, os malefícios cessaram, as fontes jorraram água e os animais tornaram-se mansos. A terra ficou, desde então, conhecida com o nome de Santa Cruz do Inharé.

Situada às margens da BR 226, Santa Cruz é passagem obrigatória para quem viaja ao Seridó norte-riograndense. Encravada aos pés da serra chamada Monte Carmelo, a cidade está localizada na Região do Traíri, a 120 quilômetros de Natal. Com um clima semi-árido na maior parte do ano, a cidade oferece uma alternativa turística dentro do roteiro que leva ao Seridó.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei rever a história da minha cidade. Infelizmente não temos um acesso facilitado a esses dados históricos. Já havia lido sobre a história de Santa Cruz, mas faz um tempinho e já não lembrava os detalhes. Adorei ler algo sobre a cidade na internet, já que estou tão longe da minha terra, com muitas saudades da cidade, pois apesar de muito simples, a cidade é considerada perfeita por quem aí nasce.
Obrigada pela postagem

Aline Nara

Edmilson disse...

É verdade, Aline, é bom relembrar a história da nossa cidade. Amo essa maravilhosa cidade...
Se saberes de algum síte que contenha a história da cidade de Santa Cruz por favor me repasse, ok.
abaixo está o meu endereço.


Edmilson Alves
email: edmilson_stc@hotmail.com

cássia disse...

Nossa amei essa historia, é muito bom saber mais da cidade em que nasci. ter informações das suas raizes e ser um fruto daqui. acho que o pessoal deveria potar mais informações sobre a enchente e como foi seu desenvolvimento desde então.Mais informções por favor... obrigada.