3 de julho de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

Liberdade pela escrita
Semanalmente, o projeto Liberdade pela escrita promove sessões de leitura junto a detentas que vivem com seus filhos de até três anos no Presídio Feminino Madre Pelettier, em Porto Alegre (RS). Nos encontros, acontecem também oficinas de narração de histórias e de confecção de fantoches e bonecos. Entre os objetivos estão: favorecer, por meio da leitura, a mobilização e construção do imaginário; promover um espaço de liberdade de expressão como forma de resgate da identidade e da auto-estima; e desenvolver, através das oficinas, a habilidade de contar e ler histórias para os próprios filhos.

35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros
De 15 a 18 de agosto, acontece o 35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. O tema central será “O livro rumo ao futuro, criando bases para o crescimento”. O encontro vai reunir os principais representantes do setor para refletir e apontar soluções aos problemas comuns da indústria e do comércio do livro. Segundo a Câmara Brasileira do Livro, a programação será divulgada em breve.

Morrem Bruno Tolentino e Manuel Correia de Oliveira Andrade
Nos últimos dias, faleceram dois protagonistas do universo dos livros, o escritor Manuel Correia de Oliveira Andrade e o polêmico poeta Bruno Tolentino. Das mais de 100 obras publicadas por Manuel Correia de Andrade, uma das mais conhecidas é A terra e o homem no Nordeste (1963), que trata de questões relacionadas à reforma agrária no Brasil. O escritor era membro da Academia Pernambucana de Letras, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dirigiu durante muitos anos o Centro de Estudos de História Brasileira da Fundação Joaquim Nabuco. O poeta Bruno Tolentino foi contemplado pelo Prêmio Jabuti em 1995, por As Horas de Katharina, e em 2003, com a coletânea de poemas O Mundo Como Idéia. Foi professor universitário na Inglaterra, lecionando em Bristol e Essex, e entre suas obras destaca-se O mundo como idéia, As Horas de Katharina e A balada do cárcere (clique aqui para ler O Espírito da Letra).

Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras 2007
Amos Oz, escritor israelense, é o vencedor deste ano do Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras, por ser um dos mestres da prosa hebraica moderna. Narrador, ensaísta e jornalista, Oz é mundialmente reconhecido pelo comprometimento na busca da paz no Oriente Médio. Já recebeu o Prêmio Israel de Literatura, em 1998, e seu nome foi cogitado diversas vezes como candidato ao Prêmio Nobel. Entre suas obras, destacam-se Holocausto II, Contra o Fanatismo, De Amor e Trevas e Não diga Noite.

CONCURSOS LITERÁRIOS

XII Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja
Quando: até 31 de julho
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Concurso de poesia instituído em homenagem ao poeta luso-carioca idealizador dos Cadernos de Poesia Oficina e da APPERJ, dividido em três categorias: adulto, juvenil e infantil.
Mais informações

7º Circuito de Literatura do CLESI
Quando: até 31 de julho
Onde: Ipatinga (MG)
O Clube dos Escritores de Ipatinga (CLESI) tem por objetivo dar continuidade aos projetos de divulgação e estímulo à criação literária, com os seguintes concursos: 5º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga; 22º Festival Estadual de Poesia; 6º FESP Destaque Infanto-Juvenil, 7º Concurso Estadual de Contos e 7º Concurso Regional para Edição de Livros.
Mais informações

Concurso Literário Análise de Romances de Josué Montello
Quando: até 21 de agosto
Onde: São Luís (MA)
O Concurso visa promover e divulgar a literatura maranhense, em especial incentivar a produção literária acerca das obras do escritor maranhense Josué Montello. Há duas categorias de inscrição. Nível Médio: estudantes da rede pública e particular do ensino médio. Nível Superior: universitários, graduados e pós-graduados, professores, pesquisadores em geral e estudiosos das obras de Josué Montello.
Mais informações

II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci – 2007
Quando: inscrições até 28 de setembro
Onde: São Paulo (SP)
O Prêmio de Literatura engloba todos os gêneros literários e tem temática livre. É uma realização da União Brasileira de Escritores (UBE), em parceria com o Grupo Editorial Scortecci. Podem participar os associados ou escritores que se associem à UBE no ato da inscrição.
Mais informações

Concurso Internacional Terminemos este Conto
Quando: inscrições até 30 de setembro
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Concurso internacional dirigido a estudantes de 14 a 18 anos dos países de língua portuguesa da América, Europa, África e Ásia. Em sua primeira edição no Brasil, está voltado aos alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ e das unidades do Colégio Pedro II.
Mais informações

VII Festival Nacional de Poesias
Quando: até 30 de setembro
Onde: Santos (SP)
Concurso de poesia, dividido em quatro categorias de premiação: infantil, juvenil, adulto e escola com maior número de participantes. Podem concorrer poetas, amadores ou profissionais de língua portuguesa, residentes ou não no Brasil.
Mais informações

Prêmio Nacional Academia de Letras da Bahia / Braskem / Poesia 2007
Quando: inscrições até 20 de outubro
Onde: Salvador (BA)
O Prêmio Nacional Poesia tem a finalidade de promover a criação literária e escolherá um livro inédito de poesia, escrito por autor de nacionalidade brasileira. Patrocinado pela Academia de Letras da Bahia e pela Braskem, o vencedor receberá R$ 15 mil e terá a publicação do livro por uma editora de projeção nacional.
Informações pelo telefax: (71) 3321-4308 e pelo e-mail: letrasba@terra.com.br

Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Rapaz, pois não é que Maria Bunita continua duvidando de vocês... Ah, sim, não dou um tostão furado pela obra de Tolotino, mesmo lamentando a sua morte. Um abraço