10 de agosto de 2007

Idema identifica causa da tragédia ecológica no Rio Potengi

AG Sued
O Governo do Estado do RN concluiu o laudo preliminar técnico que identifica a causa do acidente ecológico no Rio Potengi. De acordo com os técnicos do Idema, que avaliaram análises de água, peixes, crustáceos e de fiscalizações, há fortes indícios de que a mortandade de peixes ocorreu devido ao lançamento de material orgânico proveniente das atividades de carcinicultura desenvolvidas pela empresa Veríssimo e Filhos Ltda.

A presença de alguns elementos identificados nas amostras e o trabalho investigativo feito pelos técnicos identificou que a realização de uma despesca de camarão durante o período aproximado de 19h foi a responsável pelo lançamento de uma grande quantidade.

De acordo com o laudo, a quantidade de matéria orgânica jogada no rio com essa despesca pode gerar uma grande demanda de oxigênio no corpo d’água e, conseqüentemente, ocasionar o consumo de oxigênio dissolvido devido a respiração das bactérias aeróbias na degradação dessa matéria orgânica e, assim, provocar a mortandade dos peixes e outros organismos aquáticos.

Com base no laudo preliminar, o Idema vai abrir processo administrativo e poderá enquadrar o responsável por infração ambiental, de acordo com a legislação em vigor.

Fonte: Idema.

Nenhum comentário: