26 de setembro de 2007

Em Mossoró, encontro reune profissionais do Turismo e da Cultura no VII SEMATUR

Nos dias 29 e 30 de setembro, acontece em Mossoró, no Teatro Lauro Monte Filho, o VII SEMATUR - Seminário de Turismo Sustentável do RN. O tema deste ano é Turismo Cultural e busca estreitar os laços entre turismo e cultura para que os visitantes do nosso estado tenham opções além do turismo de contemplação. Durante os últimos seis anos, o evento foi realizado pela Cooptur – Cooperativa dos Trabalhadores no Turismo do RN, sediada em Mossoró. Este ano, diante da proposta de adotar como tema do seminário, O TURISMO CULTURAL, e da necessidade de dar um salto na atividade turística do RN, a Fundação José Augusto aceitou a parceria para a promoção do evento e convidou também a Secretaria de Turismo do Estado, bem como o Sebrae, o Banco do Nordeste e outros parceiros, com destaque para as faculdades de Turismo do nosso Estado.

O Seminário de Turismo Cultural buscará esclarecer a relação entre o Turismo e a Cultura e abrir um processo de construção de um roteiro cultural para o turismo potiguar. Estarão presentes no evento palestrantes de alto nível acadêmico, bem como importantes administradores do Ministério da Cultura (Ex. Sérgio Mamberti – Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural) e do Turismo e de projetos turísticos de cunho cultural, como se vê na programação abaixo.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas no próprio local no primeiro dia do evento. O seminário está aberto para estudantes de turismo e profissionais das áreas da cultura e do turismo.

PROGRAMAÇÃO do VII SEMATUR

Dia 29 de Setembro (Sábado)
MANHÃ:
08:00 – Inscrições e entrega de material
Apresentação Cultural: Grupo de Música do Conservatório D’Alva Stella
09:00 – Solenidade de abertura: - Governadora Wilma de Faria - Secretário de Turismo do RN – Fernando Fernandes - Presidente da Fundação José Augusto – Crispiniano Neto - Prefeita Fátima Rosado (Presidente do Pólo Costa Branca) - Representante do Ministério da Cultura – Sérgio Mambert - Representante do Ministério do Turismo – Carolina Campos - Reitor da UERN – Milton Marques. - Presidente da COOPTUR – José Rodrigues Costa
10:00 – MESA: A POLÍTICA BRASILEIRA DE TURISMO CULTURAL
Sérgio Mamberti – Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura. Carolina Campos – Assessora da Diretoria de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, do Ministério do Turismo; MEDIADOR: Reitor da UERN – Milton Marques.
11:30 – Apresentação Cultural: Violeiros, Coquistas e Antonio Francisco
12:00 – INTERVALO DO ALMOÇO

TARDE:
14:00 - Apresentação Cultural: Grupo Camerarte (UERN)
14:20 – PALESTRA: HOSPITALIDADE E TURISMO CULTURAL
Palestrante: Professor Doutor Luiz Octávio de Lima Camargo (Centro Universitário Senac - SP). COORDENADOR: Prof. Aécio Cândido (Vice-reitor da UERN)
15:40 – INTERVALO - Lanche
16:00 - Apresentação Cultural: Coral Carcarás
16:20 – PALESTRA: CULTURA E TURISMO NO NORDESTE: ELOS E CONEXÕES
Profa. Dra. Luiza Neide Coriolano (UECE) COORDENADORA: Profa. Ana Morais (Pró-Reitora de Extensão da UERN)
17:40 – Lanche
18:00 - PROGRAMAÇÃO CULTURAL - Rancho Cultural de Diogo Lopes, - Orquestra Sanfônica de Mossoró
20:00 - AUTO DA LIBERDADE e Festival Gastronômico e Cultural de Mossoró.

Dia 30 de Setembro (Domingo)
MANHÃ:
09:00 – Genildo Costa Josivan de Chico Daniel
09:30 – Palestra: TURISMO CULTURAL NA ATUALIDADE
Palestrante: Fernando Portela Coordenadora: Profa. JUREMA MÁRCIA (UnP)
10:40 – INTERVALO – Café (Waldemar dos Passarinhos)
11:00 - TURISMO CULTURAL NO NORDESTE
MESA REDONDA: Luciana ......., presidente da FUNDARPE (Fundação de Cultura e Patrimônio de Pernambuco), Tarciana Portela, representante do MINc no Nordeste, Márcia Souto (Secretária de Cultura e Turismo de Olinda, ................... Pacheco diretor de Nova Jerusalém e Pe. José Venturelli (diretor do Santuário do Padre Cícero);
12:30 – INTERVALO - Almoço

TARDE
14:00 – Turismo Cultural no RN – A REPRESENTAÇÃO DE NATAL COMO DESTINO TURÍSTICO – Profa. Rosário Carvalho (UFRN) COORDENADOR – Professor Carlos Alberto Freire Medeiros (Sub-secretário de Turismo do RN);
14:40 - TURISMO CULTURAL NO RN - ESTUDOS DE CASOS CONCRETOS: Palestrante: DIÓGENES DA CUNHA LIMA (Pte. da Academia Norte-riograndense de Letras). DEBATEDORES – Hanna Safieh (Diretor do Espaço Cultural Zás Trás), Dodora (Diretora do Museu Lajedo de Soledade), João Natal (Coordenador do CEDOC – órgãos responsáveis pelos museus da FJA). COORDENADORA: Profa. Juliana Vieira (UFRN)
16:00 – INTERVALO - Cafezinho (Pessoal do Tarará)
16:20 – PLANO DE TURISMO CULTURAL PARA O RN - UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO
MESA REDONDA: Fernando Fernandes – Secretário de Turismo do RN Crispiniano Neto – Presidente da Fundação José Augusto - Representante do SEBRAE/RN
17:30 – ENCERRAMENTO - Tony Silva – Cenas dos Autos de Mossoró - Concerto da Orquestra Sinfônica do RN com EDTAM – Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão.

Nenhum comentário: