2 de setembro de 2007

RAPADURA NEWS

Foto: Karl Leite

Nei Leandro, José Neumanne e este blogueiro.
-

Um Encontro com José Neumanne Pinto
Na manhã desse domingo fui ao hotel Porto do Mar, na Via Costeira, para fazer uma entrevista com o jornalista, escritor e poeta José Neumanne Pinto, figura nacionalmente conhecida pelos seus comentários na coluna “Direto ao Assunto”, no Jornal do SBT e escritor premiado (Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, de melhor livro de 2004, com o romance O silêncio do delator).

No restaurante do hotel, tomamos um excelente café da manhã ao lado do poeta, publicitário e escritor Nei Leandro de Castro, autor do romance As Pelejas de Ojuara, livro que virou filme e tem estréia nacional em setembro.

Pouco tempo depois, chegou o poeta e músico Mirabô Dantas e juntou-se ao grupo. Mirabô é um velho amigo de José Neumanne e de Nei Leandro, parceiro de Neumanne em alguns poemas que viraram música.

O encontro durou toda a manhã e foi devidamente registrado pelo fotógrafo Karl Leite, amigo pessoal de José Neumanne.

Na entrevista, falamos de literatura, poesia, música, jornalismo, autores brasileiro, movimento Armorial, entre outros tópicos. A entrevista (exclusiva) completa estará na próxima edição da revista Papangu.

Poesia no Seis & Meia
Nessa terça-feira, dentro do projeto Seis & Meia, Teatro Alberto Maranhão será palco de um sarau com alto nível poético. Da Paraíba, vem Jessier Quirino com seus causos matutos e sua poesia sertaneja, rasgada de emoção. Representando a tradição poética potiguar, o poeta natalense com nome de americano Bob Motta e o mossoroense Antônio Francisco, imortal da Academia Brasileira de Cordel, ocupando a cadeira que pertenceu à Patativa do Assaré. Com a qualidade desses poetas no palco do TAM, o show será imperdível!

Capacitação Cultural
Nesse final de semana, a Fundação José Augusto capacitou mais de 40 pessoas como “Agentes de Cultura” na região do Seridó e Oeste, nas cidades de Caicó e Mossoró. Com o intuito de interiorizar a cultural, a FJA quer que os Agentes de Cultura criem projetos que contemplem as manifestações artísticas no interior do RN com a Lei Câmara Cascudo de incentivo a cultura. Na verdade, não faz sentido que os eventos culturais, patrocinados pela Lei Cascudo, fiquem somente em Natal, que detém mais de 90% desses eventos. Boa iniciativa da FJA.

Cervejaria Continental
Um grupo de empresários está reformando a antiga Cervejaria Continental, na Via Costeira, para reabrir em grande estilo. A data de reabertura da cervejaria ainda não está confirmada, mas a casa pretende reservar um espaço para as manifestações artísticas, valorizando os artistas da terra com exposições permanentes de artes plásticas e música de boa qualidade. A melhor notícia: No início da noite, o cliente bebe três chopes pelo preço de um, saboreando criativos petiscos, garante a gêrencia.

Fotografia
Um belíssimo ensaio fotográfico captado na comunidade do Maruim, no Dia Mundial da Fotografia, feito pelo fotógrafo Felipe está sendo apresentado na web.
www.flickr.com/photos/fellipelee

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana Alexandro. Me chamo Chico de Assis. Sou estudante do 8 período de Artes Plásticas da UFRN e dou aulas de Moda no SESC/RN. É bom saber que temos mais uma fonte de boa informação sobre a cena cultural da nossa cidade.

Abraço e Sucesso no blog. Vou divulgar para meus alunos e amigos.

Chico de Assis