18 de outubro de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

Nobel de Literatura vai para Doris Lessing
Com 88 anos (a serem completados em 22 de outubro), a romancista britânica (nascida na Pérsia, atual Irã) Doris Lessing é a vencedora do Nobel de Literatura 2007, a pessoa mais velha e a 11ª mulher a receber o prêmio. Para a academia sueca, Lessig transmite em seus escritos a "experiência épica feminina", descrevendo "com ceticismo, paixão e força visionária" a divisão da civilização. A escritora, conforme registra o jornal The New York Times, disse que já tinha se esquecido desse assunto, referindo-se ao fato de seu nome constantemente freqüentar a lista do Nobel nos últimos 40 anos. Entre os títulos de sua vasta obra estão Debaixo de Minha Pele, As Experiências de Sirius, Shikasta, O Sonho mais Doce, The Golden Notebook, The Summer Before Dark, e The Fifth Child. O Nobel de Literatura será entregue em Estocolmo no dia 10 de dezembro. Clique aqui para conferir a lista completa dos laureados com o Nobel de Literatura e aqui para saber mais sobre Doris Lessing.
-
Antologia de Contos
O projeto Antologia de Contos dos Alunos do CMRJ publica a cada ano os melhores contos escritos pelos estudantes do Colégio Militar do Rio de Janeiro (RJ). A partir da apresentação do tema central do ano letivo, os alunos produzem e aprimoram os textos em sala de aula, envolvidos em um trabalho interdiciplinar. Um dos objetivos é diferenciar o uso da norma escrita culta da norma coloquial, tendo em vista que a maioria dos estudantes desenvolveram o hábito da escrita no computador, por meio de e-mails, scraps, blogs e flogs, mas o que muito se observa são estruturas sintáticas extremamente simples, vocabulários compostos por gírias e/ ou expressões típicas do coloquialismo, falhas quanto às sintaxes de regência e de concordância e diversos equívocos ortográficos, por exemplo.
-
I Concurso de Literatura de Cordel
Cordelistas têm até o dia 16 de novembro para mandar um trabalho inspirado no tema Feira de Caruaru Patrimônio Imaterial Brasileiro para poderem participar do I Concurso de Literatura de Cordel, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É preciso ser residente e domiciliado nos municípios do Agreste e da Zona da Mata do estado de Pernambuco ou na Região Metropolitana do Recife. Serão premiadas as três primeiras literaturas classificadas e cada autor receberá R$ 1.000 e 500 exemplares da obra, impressos pelo Iphan, para livre comercialização e divulgação.
-
Fórum das Letras de Ouro Preto
A terceira edição do Fórum das Letras de Ouro Preto acontece de 31 de outubro a 4 de novembro e tem como tema "Escritas híbridas", cuja proposta é refletir a literatura atual “a partir da mistura de gêneros literários e da convergência das artes”. Entre os autores confirmados estão os brasileiros Luis Fernando Veríssimo, Affonso Romano Sant’Anna, Marçal Aquino, e Silviano Santiago; a francesa Laure Adler; e o português José Luís Peixoto. Além do ciclo de debates, que tomam conta da maior parte do calendário, também estão previstas a realização de oficinas, saraus literários, lançamentos de livros e uma série de atividades voltadas para o público infanto-juvenil.
-
I Feira do Livro de São Luís
Tem início no próximo dia 18 e segue até 27 de outubro a I Feira do Livro de São Luís. Um dos destaques anunciados é o Salão do escritor, que propiciará ao público maranhense um contato mais próximo com figuras destacadas da literatura nacional. Entre eles, Thiago de Mello, Ana Miranda, Moacyr Scliar e Nélida Piñon. O encerramento contará com a presença de Ariano Suassuna, que será homenageado pela sua carreira literária.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, estava a procura de um curso de fotografia em Natal e pela internet tive acesso ao seu blog o que me interessou muito. Gostaria de saber o seu e-mail para maiores esclarecimentos. Seria possivel?
Obrigada,