7 de novembro de 2007

Agenda Literária - Feira e Eventos

X Feira de Sebos de Natal
Começou hoje e segue até o dia 14 de novembro, a X Feira de Sebos de Natal, um dos principais pontos de convergência da intelectualidade natalense. Mesmo sem o apoio da Lei Câmara Cascudo de incentivo a cultura, o evento acontece na praça André de Albuquerque, Centro Histórico da cidade dos Reis Magos. Além da já tradicional venda de livros por preços mais baratos que nas livrarias, a X Feira de Sebos de Natal proporciona oficinas gratuitas, exibição de filmes, debates e shows musicais nos encerramentos. “A gente não poderia deixar passar batido uma comemoração de 20 anos. Não existe exemplo maior de resistência, em Natal, do que a nossa Feira dos Sebos. Sempre fizemos no peito e na raça porque não enquadramos nas leis de incentivos”, ressaltou Abimael Silva, proprietário do Sebo Vermelho.

Prêmio Vivaleitura 2007
Foram anunciados na última terça-feira, 30 de outubro, em Brasília, os vencedores do Prêmio Vivaleitura 2007, maior premiação individual para o incentivo à leitura no Brasil e que integra o Plano Nacional do Livro e Leitura. Três projetos entre 15 finalistas receberam R$ 25 mil cada um: Borrachalioteca, Retrato falado e Leitura para todos. Participaram da cerimônia de premiação o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Luiz Figueiredo Lázaro, representando o Ministério da Educação, e o assessor especial do ministro Gilberto Gil, Paulo Brum Ferreira, como representante do Ministério da Cultura. O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, entregou menções honrosas a três projetos de promoção da leitura conduzidos por empresas: Biblioteca do Centro de Estudos Instituto Unibanco, em São Paulo (SP), Leia Comigo – Fundação Educar DPASCHOAL, de Campinas (SP), e Entre leituras e vassouras: um programa de incentivo à leitura para Garis da COMLURB, no Rio de Janeiro (RJ).

Prêmio Jabuti
Resmungos, de Ferreira Gullar, é o "Livro do Ano - Ficção" e Latinoamericana - Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe, de Ivana Jinkings, Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, é o "Livro do Ano - Não-Ficção" do Prêmio Jabuti 2007. A cerimônia, que aconteceu no dia 31 de outubro na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes, na capital paulista, também premiou os vencedores em 20 categorias (clique aqui para ver a relação completa). Estavam presentes o vice-governador Alberto Goldman, o presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Rosely Boschini, e o curador do prêmio, José Luiz Goldfarb.

3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Estudantes do ensino médio e de graduação têm até o dia 7 de dezembro para mandarem suas redações para o 3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Os textos devem ser escritos sobre o tema das desigualdades existentes entre mulheres e homens e cada candidato pode inscrever apenas um trabalho. O prêmio será atribuído a três categorias: estudante do ensino médio; estudante de graduação; e graduado(a). As inscrições podem ser feitas no site do CNPq ou pelos Correios para o endereço: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Esplanada dos Ministérios, bloco L, 2º andar, sala 200, CEP 70047-900, Brasília (DF).

Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira
Quando: Até 31 de dezembro para livros publicados no 2º semestre 2007.
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
O prêmio visa contemplar a melhor obra de ficção estrangeira e contemporânea traduzida e publicada no Brasil em 2007.
http://www.premiocunhambebe.org/

Um comentário:

Grupo Casarão de Poesia disse...

Caro Alex,
agradecemos muito a divulgação em seu site do blog do Grupo Casarão de Poesia.
Esperamos contar sempre com essa tão ilustre presença...epifania...epifania...

Um abraço!

Iara e todo o Casarão!