2 de novembro de 2007

Vaqueiros resgatam uma tradição seridoense

Foto: Hugo Macedo
O mês de novembro marca o início da temporada sem chuva no interior, onde a terra esturricada pela seca é cenário para uma das mais tradicionais manifestações nordestina: a “Pega do Boi”, quase esquecida pelos mais jovens.

O aboio triste de um vaqueiro, ecoando nos sertões do Seridó, é o anuncio para juntar a vaqueirama e participar da “II Pega de Boi no Mato”, o “III Encontro dos Vaqueiros da Ribeira do Acari” e a “Missa do Vaqueiro”, nos dias 3 e 4 de novembro, na Fazenda Pitombeira, a 3 km de Acari.

Diferentes das vaquejadas, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por vaqueiros, a Pega de Boi no Mato acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros se embrenhando no mato em cima de cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.

As festividades começam nesse sábado, dia 03 de novembro, com a Missa do Vaqueiro que será celebrada pelo pároco da cidade, padre Estanlei, às 17h no Sítio Bico da Arara. Na hora do ofertório, os vaqueiros farão doações de peças usadas como gibão, esporas, matulão, cela, chapéu, arreios e outros apetrechos pessoais para o Museu do Vaqueiro da Ribeira do Acari.

No domingo, dia 4 de novembro, a Fazenda Pitombeira, em Acari, abre suas cancelas para apresentar a 2º edição da Pega de Boi no Mato, que acontece no pátio da fazenda a partir das 10h. A Pitombeira também será palco para o III Encontro dos Vaqueiros da Ribeira do Acari, evento que está se tornando uma tradição, atraindo dezenas de vaqueiro do Seridó, de outras regiões e de outros estados.

Um show a parte é o aboio e a narração de Galego Aboiador, que comandará o espetáculo. Depois das disputas, os vaqueiros se reúnem para ouvir e dançar o legítimo forró pé-de-serra, sob o comando de Gilvan do Acordeom. De Natal, o poeta Bob Motta vem para contar os causos e declamar seus versos matutos. De Acari, o embolador de coco Mundoca faz repentes na hora, enquanto castiga seu pandeiro.

A Fazenda Pitombeira vai montar uma grande estrutura para receber a vaqueirama e os visitantes que participarão da Pega de Boi no Mato. O evento contará com arquibancadas para o público, banheiros, serviço de bar, palco para shows, estacionamento, segurança, etc. Segundo Marcus Nepomuceno, o evento é resultado de uma reunião de esforços e não tem fins lucrativos e a entrada será gratuita.

A II Pega de Boi No Mato, a Missa do Vaqueiro e o III Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari tem o apoio da Prefeitura Municipal de Acari, MN Leilão, Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Top Car, Simas, Shop Tintas e Centro da Construção.
-
SERVIÇO

II PEGA DE BOI NO MATO
III ENCONTRO DE VAQUEIROS DA RIBEIRA DO ACARI
MISSA DO VAQUEIRO
Quando: 03 e 04 de novembro de 2007
Onde: Fazenda Pitombeira, Acari
Entrada Franca

Nenhum comentário: