15 de dezembro de 2007

RAPADURA NEWS

Deusa das arábias
Quando a cantora potiguar e deusa das arábias, Marina Elali, subir no palco hoje para gravar seu DVD, no Machadão, estará pegando uma carona no público do cantor pernambucano Alceu Valença. Com apoio do Blue Tree Pirâmide Hotel (cujo pai é o dono) e da Prefeitura do Natal, Marina Elali espalhou out-doors pela cidade e está fazendo o convite também pela televisão para as pessoas irem ao show. Mas, esquece de avisar que o espetáculo principal é mesmo Alceu Valença. No show de hoje, ainda terá a participação da cantora potiguar que foi a revelação do ano, Roberta Sá, Balé Cidade do Natal, Cia. Gira Dança e Pastoril de Tibau do Sul.

Prefeito Empenado
O município potiguar de Campo Redondo, localizado na região do Traíri, distante 220 km da capital, tem na pessoa do prefeito Marcus Welby, a figura mais pitoresca da cidade. Reconhecido como um forasteiro que chegou de pára-quedas naquele sertão, mora em Natal onde passa a semana “trabalhando”, mas matem uma casa (sempre fechada) na entrada de Campo Redondo. Enquanto o prefeito está na capital, uma junta provisória, composta por cinco nomes indicados por ele, administra o município somente para os correligionários e agregados. Quando o prefeito está na cidade, nos finais de semana, gosta de reunir suas lideranças no barzinho da praça para beber cerveja e soltar foguetões, anunciando que está na cidade. Há relatos de moradores que dão conta que o prefeito Marcus Welby urina em praça pública sem o menor pudor, completamente embriagado, quando chega à madrugada.

Juiz ou Advogado?
Há juízes que esquecem que são proibidos de advogar, principalmente na sua jurisdição onde atua como magistrado. Pois bem. O juiz Hermann Hackdat, da Vara do Trabalho, em Currais Novos, se sente no direito de advogar para as cidades que abrangem sua jurisdição. Apesar dos municípios terem seus procuradores que possam contestar a ação trabalhista, o juiz está atuando decisivamente como advogado de defesa dos prefeitos. Tendo o próprio juiz do Trabalho como advogado, qual prefeito vai contratar advogados especialistas para defendê-lo? A Corregedoria de Justiça precisa ficar atenta para esse tipo de atitude de alguns magistrados, que não olham para suas togas na hora de ferir o princípio da imparcialidade.

Santa Cruz da Bica
Em Natal, um dos mais antigos patrimônios culturais da cidade, a Santa Cruz da Bica é o retrato do descaso com a história natalense. Um dos Cruzeiros mais antigos, marco que indicava os limites da cidade, está com a cruz completamente desfigurada. Para demarcar a cidade no século XVI, foram colocadas duas cruzes, uma no extremo norte, onde hoje é a Praça das Mães, outra no extremo sul, no declive do Baldo (à época chamado Rio da Bica) ficando conhecida como Santa Cruz da Bica, em frente à Cosern. Mas, tudo indica que nossos governantes esqueceram a história da deixando a Santa Cruz da Bica relegada ao abandono.

Auto de Macau em Natal
Os atores profissionais de Natal estão muito irritados com o presidente da Capitania das Artes, Dácio Galvão. Tudo por causa de uma regra imposta pelo Capitão das Artes no espetáculo “Auto de Natal”, onde proíbe os atores participantes de versões anteriores a se apresentar na atual encenação. Enquanto segue o escript da Capitania ao pé da letra, o diretor teatral Véscio Subhadro “importa” atores de Macau para atuar no espetáculo que será apresentado no Machadão, nas véspera do Natal. Os atores natalenses seguem reclamando que seus colegas de Macau não possuem o registro na Delegacia Regional do Trabalho para atuarem e, por isso mesmo, deverão trabalhar na ilegalidade. “Além do mais, esses atores macauenses estão tirando a oportunidade de trabalho daqueles que passam o ano inteiro trabalhando na cidade. É um absurdo!” Reclamava um ator desconsolado.

Rodoviárias de Natal
A velha rodoviária da Ribeira está de cara nova com a finalização da obras de paisagismos feitas pela Prefeitura do Natal. Enquanto isso na Cidade da Esperança, os turistas que chegam de ônibus se deparam com a pior rodoviária brasileira, que não oferece a mínima estrutura para o embarque e o desembarque de passageiros.

Educação Nota Zero
De acordo com os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo Ministério da Educação no começo de novembro, das 20 piores escolas brasileiras, o Rio Grande do Norte tem nove. Em José da Penha, município da região do Médio Oeste potiguar, um aluno matriculado na rede estadual de ensino não consegue multiplicar 3 x 3 ou ler o que está escrito na Bandeira Nacional.

Água para Currais Novos
Vem chegando o verão e se agrava o problema do abastecimento d’àgua em Currais Novos, que passa até cinco dias sem ver água subindo para a caixa da população. Há algum tempo a população já vem sofrendo com o calor insuportável devido ao estado de desertificação na área da caatinga em volta da cidade. Um detalhe: a água que abastece a cidade vem do açude Gargalheiras, em Acari, que está contaminado com ciano-bactérias, devido aos esgotos clandestinos jogados pela própria população currais-novense no leito dos rios que levam água ao açude.

Caranguejo de Caicó
Além do famoso “picolé de Caicó”, a cidade seridoense oferece produtos que são sinônimos de qualidade como o rico artesanato em bordados, carne-de-sol e queijo de coalho. Na praia de Búzios, litoral sul potiguar, uma barraca de praia está comercializando o mais legítimo “Caranguejo de Caicó” para o espanto e deleite dos seus clientes. O argumento do empresário é: “o nome ‘Caicó’ é muito bom para vender. Qualquer coisa que você diga que é de lá, vende na hora”. Assim tá tudo explicado!

Nenhum comentário: