27 de fevereiro de 2008

Devoção e festa para São Sebastião

Igreja de São Sebastião, em Caraúbas.
-
Em 1791, uma grande seca assolou o sertão ameaçando exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou.
-
A partir desse momento, o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião, que existe até hoje em frente à matriz da cidade. Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões.
-
A devoção por São Sebastião continua até hoje, quando os caraubenses comemoram os 150 anos de evangelização em louvor ao santo padroeiro. De 10 a 20 de janeiro, Caraúbas vive seu momento maior de fé e tradição de um dos maiores eventos sócio-religioso do interior do Estado do Rio Grande do Norte. No último dia dos festejos, uma grande procissão segue o andor com o santo percorrendo as principais ruas da cidade e encerrando na Igreja Matriz.
-
As festas profanas e políticas acontecem paralelas as comemorações ao santo padroeiro. Nos dias de festa, um palco armado na Praça de Eventos vai garantir a animação da população com shows gratuitos após os atos religiosos. Em 2008, o “1º Caraúbas Fest Cultura” apresentou quase 20 bandas com nomes expressivos como Capim Cubano, Magníficos, Saia Rodada, Forró na Tora, Inala e Limão com Mel.
-
“Apesar das pessoas de má fé querer denegrir a imagem de terra tão hospitaleira e pacata, o povo e nós que fazemos a administração, unidos com a Paróquia e a Segurança Pública, oferecemos 10 noites com muita fé, paz e entretenimento”, ressaltou Eugênio Alves, prefeito de Caraúbas. No dia 05 de março, Caraúbas celebra seus 140 anos de emancipação política, reforçando a importância da sua tradicional festa de janeiro.

Um comentário:

Capitão-Mor disse...

Excelente trabalho sobre o potencial turístico do interior do RN!