26 de fevereiro de 2008

Erro de digitação faz Estadão dar o Oscar de melhor filme à produção errada

A capa do Caderno 2, especializado em Cultura do jornal O Estado de S.Paulo, informou equivocadamente nesta segunda-feira, 25, que o vencedor da categoria de melhor filme do Oscar foi "Elizabeth - A Era de Ouro".
-
Na reportagem "A emoção dos intérpretes no Oscar dos 80 anos", do jornalista Luiz Carlos Merten, uma coluna à direita da página informava todos os vencedores das categorias. Como melhor filme, aparecia "Elizabeth - A Era de Ouro", de Alexandra Byrne. O filme, na verdade, ganhou o primeiro Oscar da noite, de melhor figurino.
-
Dib Carneiro Neto, editor do Caderno 2, explicou o que houve: "A edição do jornal distribuída para o Brasil fechou às 20h30, quando o Oscar ainda não tinha começado. A edição da cidade de São Paulo foi fechada às 0h30. Nesse horário, já tinham sido anunciados alguns prêmios".
-
O primeiro prêmio da noite foi de melhor figurino que, de acordo com Carneiro Neto, ficou no topo da tabela da reportagem por causa da ordem de prêmios. A edição seguinte do jornal foi fechada à 1:15h. Nesta edição é que ocorreu o equívoco. "O repórter que estava editando, por um erro de digitação, trocou a palavra 'figurino' pela palavra 'filme'. Existia um padrão da coluna de ganhadores, causando esse equívoco".
-
Na última edição do Estadão de domingo, fechada às 2h15, quando todos os prêmios do Oscar já tinham sido distribuídos, o erro foi percebido e corrigido. Com todas as informações, esta edição "trouxe outra matéria, outro título, tudo diferente", afirmou Carneiro Neto.
-
O editor explicou que, quanto mais tarde uma edição do jornal é fechada, menor é a tiragem e menos pessoas o recebem. Como mais pessoas receberam a edição da 1h15, com a informação errada, a edição de terça-feira (26) do Estadão virá com uma correção, explicando aos leitores o ocorrido.
-
Fonte: Redação Portal IMPRENSA

Nenhum comentário: