21 de fevereiro de 2008

Informes Literários do Grande Ponto

Preço do livro no Brasil
O caderno Prosa e Verso, do jornal O Globo, abriu espaço em sua edição de 9 de fevereiro para discutir o preço do livro no Brasil. A matéria aborda particularmente a questão das isenções concedidas pelo governo federal e a prometida contrapartida, que não está sendo integralmente cumprida, do setor editorial de repassar 1% de seu faturamento para um fundo de promoção da leitura. Entrevistado pelo jornal, o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, diz que a medida foi correta e deve ser mantida, mas lamenta que ainda não exista um instrumento legal para assegurar o recolhimento do 1%, que geraria um fundo de 40 a 45 milhões de reais em suas contas. Mesmo sem a contrapartida e o recolhimento assegurado, houve aspectos positivos. “A desoneração permitiu que muitas editoras nacionais sobrevivessem e houve um avanço do ponto de vista da oferta de livros”, diz Castilho.
-
Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2008 está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. Podem participar escritores vivos que tenham trabalhos dedicados ao público infantil e juvenil e de relevância para o âmbito ibero-americano. Os candidatos deverão ser apresentados por qualquer instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio, no valor de 30 mil dólares, será entregue durante a Feria Internacional del Libro de Guadalajara. Para outras informações, clique aqui.
-
Eventos de Biblioteconomia
O ano de 2008 tem uma boa agenda de eventos na área de Biblioteconomia. Os mais próximos são o IV Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação e 3º Encontro Internacional sobre Acesso à Informação e Promoção de Serviços Bibliotecários em Comunidades Indígenas da América Latina, que acontece em São Paulo entre os dias 25 a 28 de março de 2008. Também em março, no dia 29, na capital paulista acontece o Seminário Manifesto Internet - Contexto e Papel nas Bibliotecas. Clique aqui para saber mais.
-
Enciclopédia Brockhaus terá acesso livre na Internet
A tradicional enciclopédia alemã Brockhaus não será mais impressa em papel, como nos últimos 200 anos. O lançamento do portal que abrigará a versão on-line, previsto para meados de abril, marcará a sua total transferência para o mundo digital da Internet. A idéia é que o acesso seja gratuito, mas, diferentemente do projeto Wikipedia, a Brockhaus Online terá anúncios e contará com uma equipe de profissionais para cuidar de sua atualização. Segundo a Deutsche Welle, a Brockhaus também pretende lançar um serviço on-line sem nenhuma propaganda para escolas. Clique aqui para ler a notícia (em inglês).
-
Portal reúne 188 mil livros eletrônicos
A ABER informa que o Consórcio Cruesp/ Bibliotecas lançou um portal na Internet que reúne os sistemas das bibliotecas da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Estadual de Campinas. São 188 mil livros eletrônicos divididos em 7 coleções que abarcam diversas áreas do conhecimento. O acervo inclui ainda obras raras da coleção Eighteenth Century Collections Online, que conta com títulos do século XVIII da Biblioteca Britânica, incluindo mapas e manuscritos. Para saber mais sobre o Consórcio CRUESP/Bibliotecas, clique aqui.
-
Circuito de feiras

Vilnius Baltic Book Fair (Lituânia)
De 21 a 24 de Fevereiro

Feira do Livro de Leipzig (Alemanha)
De 13 a 16 de março

Salão do Livro de Paris (França)
De 14 a 19 de março

Abu Dhabi International Book Fair (UAE)
De 11 a 16 de Março

Bangkok Internationanl Book Fair (Tailândia)
De 25 a 29 de Março

Nenhum comentário: