24 de abril de 2008

Festival de Música MPBeco tem inscrições abertas até essa sexta-feira

Foto: AG Sued
Interpretando “Potiguaras-Guaranis”, a cantora Khrystal foi a grande vencedora da última edição do MPBeco.
-

Alexandro Gurgel
alex-gurgel@oi.com.br

Pelo terceiro ano consecutivo, os músicos potiguares têm a oportunidade de mostrar suas canções num evento que vem resgatando a atmosfera dos antigos festivais musicais com grandes públicos na praça pública. O 3º Festival de Música Popular do Beco da Lama (MPBeco) está se consolidando como o maior evento musical potiguar. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 25 de abril.

Em Natal, os artistas podem se inscrever no Sebo Balalaika, na Praça João Maria, centro da cidade. No interior do Estado, as inscrições podem ser feitas em qualquer Casa de Cultura do Rio Grande do Norte, parceiras do MPBeco. Para os artistas que não tiverem acesso às Casas de Cultura, as inscrições podem ser feitas através da internet (http://www.festivalmpbeco.com.br/).

Para participar do evento competitivo, com prêmios em dinheiro, o músico, compositor ou intérprete deve comprovar que é potiguar ou atua no RN a pelo menos dois anos. Os trabalhos (em estilo livre) inscritos devem ser inéditos e o material precisa ser encaminhado em três vias: áudio gravado em CD (pode ser Demo), letra das músicas em português (até três canções por inscrição). Não será cobrada taxa de inscrição.

Conforme o produtor cultural Júlio César Pimenta, um dos organizadores do MPBeco, o objetivo do evento é criar novas alternativas para músicos, compositores e intérpretes, estimulando-os através da distribuição de prêmios em dinheiro. “O evento também contribui com o resgate e preservação do Centro Histórico da cidade do Natal, movimentando o comércio local, gerando mais emprego e renda, além de oferecer uma ótima alternativa cultural, de lazer e entretenimento para nossa cidade”, ressaltou o produtor do evento.

Segundo Júlio Pimenta, o MPBeco não cobra inscrições nem cobra ingressos ao público para assistir às suas eliminatórias e a etapa final do evento, realizado no Centro Histórico natalense. Este ano, o projeto vai pagar 10 mil reais em prêmios, 30% a mais do que no ano passado, distribuídos em seis categorias: 1º, 2º e 3º lugares; melhor arranjo e melhor intérprete; e o prêmio do voto popular.

Artistas potiguares em destaques

Tendo um público médio de 5 mil pessoas por dia, o festival MPBeco em sua primeira edição recebeu 76 inscrições que somaram 168 músicas concorrentes. Já na segunda edição, realizada em maio de 2007, estes números aumentaram em média 30%, somando 106 inscrições e registrando um número surpreendente de 245 músicas inscritas. “Nesta terceira edição, esperamos mais de 300 músicas inscritas”, afirmou Júlio Pimenta.

“Esse ano, a participação do interior do Estado está sendo bem maior. As músicas selecionadas para participar do MPBeco serão apresentadas em duas etapas eliminatórias, com 12 concorrentes cada e, posteriormente, reagrupadas em uma etapa final, com 10 concorrentes, reunindo os cinco trabalhos classificados em cada eliminatória”, explica o produtor, ressaltando que a TV Assembléia fará a transmissão do Festival inteiro para todo o Estado.

Em 2006, a cantora e compositora Simona Talma ganhou o 1º MPBeco, com a música “Volta”, composta em parceria com a cantora e compositora Khrystal. Os compositores José Fontes e Ricardo Baia foram os vencedores da edição 2007, com a música “Potiguaras-Guaranis”, interpretada por Khrystal.

Para os shows de abertura, o produtor cultural Julio César Pimenta afirma que está fechando contrato com artistas de fora do Estado, mas diz que ainda é cedo para divulgar, garantindo que os shows são de altíssima qualidade. “Como nos anos anteriores, vamos ter shows de abertura e de encerramento”, disse.

Patrocinado através do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, o Festival de Música do Beco da Lama chega à sua terceira edição consolidar-se como um projeto especial dentro do calendário cultural da Cidade do Natal. Este ano, o festival será realizado nos dias 17, 24 (eliminatórias) e 31 de maio (etapa final).

Nenhum comentário: