12 de abril de 2008

Martins RN - Compêndio histórico

Segundo o escritor Manoel Onofre Junior, o povoamento da Serra de Campo Grande iniciou-se em meados do século XVIII, como conseqüência da colonização portuguesa pela Ribeira do Apodi. Em 1736, Aleixo Teixeira, capitão-mor da Aldeia de São João do Apodi dos Tapuias obteve carta de data e sesmaria de umas terras na serra, depois denominada “Serra da Conceição”.

Seis anos depois, em 1742, a vida do povoado tomou impulso com a presença de Francisco Martins Roriz, assumindo o comando da serra e desenvolvendo a região com a implantação de uma fazenda de criação de gado e plantação. Francisco Martins atuou na organização do povoado e foi responsável direto pela construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Sua participação foi tão intensa que em 1770 o próprio povo passou a chamar a região de “Serra do Capitão Martins”, ou simplesmente Serra do Martins.

Desmembrada do município de Portalegre em 1841, a povoação da Serra do Martins foi elevada a condição de cidade pelo então presidente da Província, coronel Estevam José Barbosa de Moura, que deu o nome a cidade de “Maioridade”, em homenagem ao imperador Dom Pedro II, que teve sua maioridade antecipada naquele ano, para poder assumir o trono no império com apenas 14 anos.

Em 1847, o município da Maioridade passou a se chamar “Cidade de Imperatriz”, em homenagem à imperatriz do Brasil, D. Teresa Cristina, que veio de Portugal para casar-se com o imperador Dom Pedro II. Posteriormente, em 1890, a cidade recebeu o nome definitivo, homenageando o fundador, que de fato fez história na cidade: a Serra do Martins passou a se chamar oficialmente de Martins.

Localizada numa região serrana do Médio Oeste Potiguar, o município de Martins está a 370 quilômetros da capital do Estado. Atualmente, a atividade econômica é direcionada para a agricultura, pecuária e produção de mel de abelha. Com um clima de ar puro e agradável, a cidade tem no turismo sua principal fonte de renda, onde o povo acolhedor recebe o turista para contar história e mostrar as belezas da serra.

Nenhum comentário: