27 de maio de 2008

Espetáculo da resistência estréia em junho


Já está tudo pronto para o início do espetáculo teatral ao ar livre “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que será apresentado no adro da Igreja de São Vicente, local real da batalha entre os resistentes mossoroenses e o bando do temível cangaceiro Virgulino Lampião. O espetáculo começará no dia 14 de junho e será encenado em quatro fins de semana, fazendo parte dos festejos “Mossoró Cidade Junina”, realizado pela municipalidade.
-
Eliezer Rolim, o novo diretor do espetáculo, realizou mudanças radicais na apresentação, começando pela retirada da personagem Antônia, interpretada durante muitos anos pela atriz Tony Silva. A nova versão do espetáculo não tem narrativa, misturando cinema e teatro em cena, para que a história seja contada de forma didática.
-
De acordo com Toinha Lopes, produtora executiva do “Chuva de Bala no País de Mossoró”, o diretor fez as locações de filmagens nos locais onde os fatos realmente aconteceram, criando uma projeção onde os atores sairão das telas de cinema e entrarão no palco. Sem dúvidas que é uma proposta inovadora com promessas de surpresas.
-
Chuva de vaidade
-
Quando foi convidado para dirigir o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, Eliezer Rolim realizou testes com os atores mossoroenses para poder definir o elenco, já que ele não conhecia de perto o trabalho dos artistas da Terra de Santa Luzia. Os testes atraíram mais de 180 atores para o Teatro Municipal Dix Huit Rosado para o diretor escolher 50 atores.
-
A novidade para fazer os testes causou calafrios na vaidade de alguns atores e atrizes resistentes, que se acham famosos e tinham cadeira cativa na peça, a ponto de alguns não participar do exame de verificação da qualidade artística de cada um. Resultado: ficaram fora do espetáculo.
-
Um ponto positivo é a valorização do músico mossoroense, pela primeira, compondo a trilha sonora da peça, que será capitaneada pelos músicos Gideão Lima e Fábio Monteiro. Mais uma vez, o texto do professor Tarcísio Gurgel (também um mossoroense nato) será readaptado.

Nenhum comentário: