20 de maio de 2008

Informes Literários

RN deve receber 22 novas bibliotecas em 2008
Como parte das ações da implementação do Programa Mais Cultura do MinC, no Rio Grande do Norte, o governo promete criar 53 novos pontos de cultura. A iniciativa deve quadruplicar a quantidade desses pontos no Estado, que conta, atualmente, com 11 unidades implantadas. O programa também prevê a instalação de 22 novas bibliotecas no Rio Grande do Norte, dentre outras ações a serem desenvolvidas. Leia mais.
-
Parlamento português aprova acordo ortográfico
Após o conselho de ministros de Portugal ter aprovado, em 6 de março, a proposta do acordo ortográfico da língua portuguesa, agora é a vez do Parlamento desse país votar a favor do texto que padroniza o idioma em todos os países lusófonos. O acordo foi firmado em 1991, sendo validado em 2004 no Brasil, seguido por Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Agora, só falta a aprovação do presidente da república de Portugal, que receberá também um manifesto assinado por 33 mil portugueses contrários ao projeto.
-
"Livro de todos" será escrito com a participação de internautas
Aspirantes a autores terão a oportunidade de soltar sua criatividade participando da obra coletiva “Livro de todos”, de 16 de maio a 16 de junho. A obra foi iniciada pelo escritor Moacyr Scliar, responsável também pela apresentação do livro. Cada participante pode continuar a história a partir da última atualização, após se cadastrar. Uma comissão editorial avalia, seleciona e edita os textos recebidos ao longo do dia. Os trechos escolhidos passam a integrar a obra no dia seguinte, quando o site volta a ficar aberto a novas contribuições. O título será lançado em versão impressa na 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. As páginas a serem preenchidas estão disponíveis no site.
-
Escolas criam bibliotecas para bebês
Espaços com livros dedicados àqueles que ainda não têm idade para aprender a ler. Essas são as chamadas “Bebetecas”, que oferecem livros com histórias que podem ser compreendidas através dos sentidos, elaborados especialmente para bebês e crianças em idade pré-escolar. As Bebetecas, já presentes em algumas escolas públicas e particulares no Brasil, procuram estimular nas crianças o gosto de estar no ambiente de uma biblioteca e o hábito da leitura desde o berço. É o caso da escola Objetivo, em Sorocaba (SP), do Centro Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau, em Castro (PR) e do Centro de Educação Infantil Hilca Piazero Schnaider, em Blumenau (SC). Leia mais.
-
Portal traz livros em áudio grátis
Os responsáveis pelo site LibriVox declaram ter como objetivo “dar vida a livros através de podcast”. Para isso, gravam a leitura de capítulos de livros do domínio público e disponibilizam na Internet o áudio. O site foi idealizado por um escritor de Montreal (Canadá), mas também conta com conteúdo em português (até o momento, algumas poesias de Fernando Pessoa). O LibriVox é finalista no Stockholm Challenge 2008, concurso sueco para novos projetos de tecnologia da informação.
-
Saramago aprova adaptação cinematográfica de seu livro
O escritor português José Saramago disse ontem (domingo) que gostou muito da adaptação de seu livro Ensaio sobre a cegueira para o cinema. Dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles, a obra estreou na última semana no Festival de Cannes (França). “Gostei muito, muito. Emocionei-me algumas vezes", disse sobre o filme o escritor ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Leia mais.
-
Livros para o vestibular 2009 da UFC são escolhidos por internautas
A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou uma enquete on-line para a escolha de dois títulos que vão compor a lista indicada para o vestibular 2009 da instituição. A escolha esteve aberta até o dia 7 de maio a qualquer internauta pelo site da universidade. Cerca de 61 mil pessoas votaram e as duas obras literárias escolhidas foram Encontro Marcado, de Fernando Sabino, e Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector. Veja aqui os outros livros indicados para o vestibular da UFC.

Nenhum comentário: