10 de junho de 2008

Informes Literários

Aprovado projeto que disponibiliza livros na internet para deficientes visuais
Na última quarta-feira, 4 de junho, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado aprovou por unanimidade o projeto de lei que determina ao Poder Público disponibilizar na internet arquivos digitais de livros para os portadores de deficiência visual. Para evitar problemas com direitos autorais, a proposta prevê apenas a liberação de obras autorizadas e as que já são de domínio público. Os livros didáticos, científicos, técnicos e literários serão convertidos para o formato áudio ou impressos no sistema braile.
-
Primeira edição de obra de Shakespeare é leiloada em Londres
A primeira edição e manuscritos de 36 obras de William Shakespeare, entre elas Macbeth, Hamlet e A Tempestade, foram leiloados na semana passada em Londres por 870 mil dólares. O volume foi publicado em 1623, sete anos depois da morte do escritor inglês, e foi vendido agora por um valor mais baixo do que seria o esperado, segundo informa a agência ANSA, por causa do estado de conservação. A Christie’s também irá leiloar os segundos e quartos fólios, publicados, respectivamente, em 1632 e 1685.
-
Prêmio Orange consagra história sobre emigrante russo
A escritora Rose Tremain foi a vencedora do prêmio inglês de ficção Orange Broadband. A premiação, envolta em polêmicas por ser acusada de discriminatória, é aberta apenas a obras escritas por mulheres. O romance The Road Home é o décimo de Rose Tremain e conta a história de Lev, um viúvo russo sem emprego que emigra para a Inglaterra em busca de uma vida melhor para a sua mãe e a sua filha. A autora recebeu 30 mil libras esterlinas.
-
FLIP anuncia programação oficial
A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), evento anual com presença de autores nacionais e estrangeiros, anunciou na semana passada sua programação completa. Este ano o festival, que chega à sua sexta edição, homenageará o escritor Machado de Assis. Entre os convidados estão intelectuais brasileiros como Roberto Schwarz, Rodrigo Naves e Flora Sussekind e autores internacionais como o dramaturgo inglês Tom Stoppard, o escritor holandês Cees Nooteboom e Neil Gaiman.
-
Adote um Escritor chega à sétima edição em Porto Alegre
Aconteceu na semana passada na capital gaúcha o lançamento do 7º Programa de Leitura Adote um Escritor. Trata-se de uma iniciativa que visa aproximar os sujeitos das comunidades escolares municipais (alunos, pais, professores, funcionários e membros da comunidade em geral) a autores de obras de gêneros diversos literários. Iniciado em 2002, o programa é resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e a Câmara Rio-Grandense do Livro. Estão previstos para este ano encontros com 53 autores em 96 escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre.
-
Circuito de feiras
-
Nacionais
-
8ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP)
De 6 a 15 de junho

8ª Feira do Livro – Campanha (MG)
De 12 a 15 de junho - Campanha - MG

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu
De 5 a 10 de agosto

3ª Feira do Livro Cultural de Taquara (RS)
De 06 a 09 de agosto

Bienal do Livro de São Paulo
De 14 a 24 de agosto

Internacionais

BookExpo Canadá
De 13 a 16 de junho – Toronto

Feira do Livro da Cidade do Cabo (África do Sul)
De 14 a 17 de junho
Feira Internacional do Livro de Tóquio
De 10 a 13 de julho

13ª Feira Internacional do Livro de Lima
De 24 de Julho a 3 de agosto

Feira Internacional do Livro de El Salvador
De 29 de agosto a 7 de setembro

Nenhum comentário: