11 de julho de 2008

Exército realiza simulado de guerra em Natal

Foto: AG Sued
Esquadilha de helicópteros está em Natal para exercícios de guerra.
-
Dez helicópteros do Exército Brasileiro, que vieram de Taubaté, na Grande São Paulo, estão participando de um exercício de guerra, operações que simulam as situações reais de combate e atuação na preservação da lei e da ordem, sobretudo, a soberania nacional.

Tropas do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada (16º BIMtz) e do 1º Batalhão de Aviação do Exército participam em conjunto do treinamento. Na instrução, que está acontecendo em Ceará-Mirim até hoje, está sendo usado um efetivo de 120 militares.

Entre Natal e Ceará-Mirim, o exercício será focado no transporte da tropa, em diferentes áreas, simulando uma situação real, onde o local teria sido alvo de um ato de sabotagem, com perturbação da ordem pública.

De acordo com o comandante geral do 16º BIMtz, coronel Montenegro Júnior, as tropas serão deslocadas em dez helicópteros, do tipo "Esquilo" e "Pantera", até Ceará-Mirim, onde a primeira missão será a infiltração dos militares em um pequeno aeroporto da cidade (aeródromo). Depois disso, o Exército ocupará pontos estratégicos, como postos de bloqueio e estradas.

Segundo o comandante do 1º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté, coronel Guilherme Cabral, a aviação foi recriada no Exército Brasileiro em 1986, e o batalhão presta serviço de apoio em todo o território brasileiro.

Atualmente, só existem quatro batalhões de aviação do Exército no país, sendo três em Taubaté e outro em Manaus. A cada ano, explicou o coronel Cabral, as aeronaves participam de treinamentos de instrução junto às tropas militares que atuam na região Nordeste. No ano passado, o exercício operacional aconteceu em Maceió.

Além do treinamento, os militares desenvolvem uma ação social em três comunidades carentes de Ceará-Mirim. Seis médicos militares, de diferentes especialidades, e seis dentistas garantem uma assistência na área de saúde às comunidades locais. O evento, realizado durante quinta-feira (ontem) e hoje (sexta-feira), também contará com o apoio do Sesi, que disponibilizará corte de cabelo.

Público poderá visitar Esquadrilha de helicópteros

A grande atração da simulação de guerra, que ocorre entre Natal e Ceará-Mirim, é a esqudrilha de helicópteros. Ao todo, são dez helicópteros militares que vieram de Taubaté, na grande São Paulo, para participar do exercício.

Cinco são do modelo "Esquilo", usados em missões de reconhecimento e ataque. O restante é do modelo "Pantera", usado no transporte de tropa (nove homens) e atinge velocidade máxima de 240 km por hora.

Neste sábado, a população norte-rio-grandense vai poder visitar a esquadrilha de helicópteros e conversar com os pilotos, no 16º BIMtz, onde curiosos e interessados poderão ver de perto as aeronaves de combate, das 8h às 12h.

Nenhum comentário: