3 de julho de 2008

Osair Vasconcelos lança livro de crônicas

Uma coletânea de reportagens, crônicas, pesquisas e entrevistas reunidas no período de 1978 a 2007. É esse o teor do livro Encontros passageiros com pessoas permanentes, do jornalista Osair Vasconcelos. O livro será lançado no dia 10 de julho, a partir das 18h, no Salão da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, na Av. Câmara Cascudo, 434, Ribeira. A obra do jornalista será publicada pelo selo Coleção Letras Natalenses, da Funcarte.

O livro de Osair Vasconcelos reúne várias crônicas, perfis de pessoas importantes e reportagens publicadas pelo jornalista que atualmente ocupa a chefia de redação do Diário de Natal. O acervo guardado por Osair durante quase 30 anos é composto de valioso material jornalístico. Entre as personalidades tratadas no livro estão figuras como Luiz da Câmara Cascudo e Dinarte Mariz.

O jornalista chama atenção para duas reportagens que estão no livro. Uma é com o maestro Felinto Lucio. Semi-analfabeto e de origem humilde, o maestro foi autodidata no aprendizado da música erudita. Segundo Osair, ele estudou música somente em 1920, e mal aprendeu as sete notas. “Felinto Lúcio não era somente autodidata. Ele intuía, descobria a música dentro dele. Para se ter uma idéia, ele compunha Missa, uma composição erudita muito difícil”, diz. A outra reportagem é com o embolador de coco Chico Antônio, analfabeto e de origem humilde. “Ambos podem ser considerados, como diz o mestre Cascudo, analfabetos geniais”, frisou.

Encontro passageiros com pessoas permanentes é o primeiro livro lançado pelo jornalista. No entanto, já teve artigos publicados em outras obras, como em “O meu céu, o céu de cada um, o céu de todos”, organizado por Renan Medeiros. O livro será vendido, após o lançamento, nas livrarias Siciliano do Natal Shopping e Midway Mall e também na Poti Livros ao preço de R$ 25.

Nenhum comentário: