9 de julho de 2008

RAPADURA NEWS

Foto: Nilson de Castro
Feira do Livro de Mossoró
A Livraria Câmara Cascudo participa pela quarta vez da 4ª edição da Feira do Livro de Mossoró. Este ano, a livraria terá dois estandes para oferecer mais espaços e comodidade ao público que prestigia o evento. A Feira terá início no dia 05 de agosto e termina no dia 10, no largo da Estação das Artes Eliseu Ventania. Porém, a livraria está treinando sua equipe para participar deste grande evento que mobilizará a cidade de Mossoró e principalmente toda região oeste do estado.
Mais informação: http://www.feiradolivrodemossoro.com/
-
Brasil será o primeiro país a adotar nova ortografia da Língua Portuguesa
Os brasileiros serão os primeiros a adotar a nova grafia proposta pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. De acordo com a Folha Online, a mudança ocorrerá no Brasil já em 2009 e afetará primeiramente os documentos governamentais. As escolas conviverão com a antiga e com a nova grafia até 2012, devido ao cronograma do Ministério da Educação para compra de livros didáticos. As novas regras atingem basicamente a acentuação e a hifenização de palavras da língua portuguesa, além de adicionar as letras k, y e w no idioma.

V Congresso Médico do RN
Entre os dias 23 e 26 de julho, profissionais de medicina de todo o Rio Grande do Norte terão a oportunidade de atualizar e compartilhar seus conhecimentos no "V Congresso Médico do RN". O evento é promovido pela Associação Médica do estado, e vai trazer grandes nomes da medicina brasileira. O presidente do Congresso, médico Levi Jales, ressalta a importância do tema escolhido para este ano: Medicina contemporânea: consensos atuais. Para ele, a troca de idéias entre profissionais da área é fundamental para a evolução da medicina em si. Entre os destaques do evento estão palestras sobre Dengue, Depressão, Fibromialgia, Neurologia, Medicina Familiar, transplante de órgãos, Oncologia etc e um Simpósio, que vai discutir o Programa de Saúde da Família.
Mais informações:
http://www.congressomedicorn.com/
84 3219.6611
-
Prêmio Mercusul de Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2008. Promovido pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia (RECyT do Mercosul) e pela Unesco, a premiação é destinada a estudantes e pesquisadores brasileiros ou residentes nos países membros e associados ao bloco. O tema deste ano é "Biocombustível". A Data limite para envio dos trabalhos acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida, por meio do site, será no dia 04 de agosto. Aos candidatos, cujos trabalhos foram pré-aprovados, será solicitado o envio de documentos para comprovação das informações constantes na Ficha de Inscrição. A divulgação da listagem dos trabalhos vencedores (1º lugares) e dos trabalhos agraciados com menção honrosa (2º lugares) será o dia 22 de setembro. No dia 20 de outubro haverá a realização da cerimônia de premiação em local a ser definido.
Mais informações:
http://www.andifes.org.br/news.php#7181 http://www.unesco.org.br/areas/ciencias/premiomercosul/index_html/mostra_documento

Plano Nacional de Cultura
Em todos os nove Estados do nordeste, durante os meses de julho e agosto, acontecem seminários sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC). Os encontros fazem parte de um ciclo de debates que ocorre no Brasil para a elaboração do primeiro planejamento de longo prazo para o setor cultural da história democrática do Brasil. Durante esse ciclo de discussões, a sociedade poderá opinar sobre os parâmetros que orientarão as políticas culturais do país nos próximos dez anos. O objetivo desse diálogo é o aperfeiçoamento do projeto de lei do Plano, que será votado pelo Congresso Nacional. Calendário nos Estados e outras informações: www.cultura.gov.br/pnc/.

Biblioteca Pública
Seu município ainda não possui biblioteca pública? Entre em contato com a Representação Regional Nordeste do MinC para saber como adquirir esse equipamento. Santino Cavalcanti: (81) 3224.0561 / santino.cavalcanti@gmail.com

Prêmio OFF FLIP tem seus vencedores definidos
365 poetas e 509 contistas disputaram o III Prêmio Off Flip de Literatura. O poema vencedor na categoria Nacional-Exterior foi Teresa em êxtase, de Raimundo de Moraes. Na categoria Local, Magnitude, de Jorge Adolfo, levou o prêmio. Em contos, categoria Nacional-Exterior, venceu A rua árida, de Flávio Luís Soares de Barros. Na categoria Local, o primeiro lugar ficou com O ninho, de Marina Gouvêa do Nascimento. Clique aqui para conferir a lista completa dos vencedores.

2 mil inscritos no Prêmio Jabuti
O boletim eletrônico da Câmara Brasileira do Livro informa que o Prêmio Jabuti tem 2.141 concorrentes este ano. Em 2007, foram 2.052 as publicações inscritas. No dia 28 de agosto, será realizada a primeira sessão pública para a seleção das obras. No dia 23 de setembro, quando acontece a segunda sessão, serão divulgados os vencedores das 20 categorias.

Dicas de leitura
A Ilustre Casa de Ramires, de José Maria Eça de Queirós
“Desde as quatro horas da tarde, no calor e silêncio do domingo de junho, o Fidalgo da Torre, em chinelos, com uma quinzena de linho envergada sobre a camisa de chita cor-de-rosa, trabalhava. Gonçalo Mendes Ramires (que naquela sua velha aldeia de Santa Irenéia, e na vila vizinha, a asseada e vistosa Vila-Clara, e mesmo na cidade, em Oliveira, todos conheciam pelo "Fidalgo da Torre") trabalhava numa Novela Histórica, A Torre de D. Ramires, destinada ao primeiro número dos Anais de Literatura e de História, revista nova, fundada por José Lúcio Castanheiro, seu antigo camarada de Coimbra, nos tempos do Cenáculo Patriótico, em casa das Severinas.”
Leia o texto na íntegra

Nenhum comentário: