15 de julho de 2008

RAPADURA NEWS

Alunos do Emanuel Bezerra realizam Café Poético
Os alunos da Escola Municipal Emanuel Bezerra, no Planalto, realizam nesta sexta-feira (18.07), das 9h30 às 11h, um Café Poético. O projeto foi idealizado pelas professoras de literatura da unidade de ensino, dentro de um plano anual de trabalho, como forma de facilitar o aprendizado e despertar o interesse das crianças do 1º ao 5º ano a desenvolverem as habilidades de leitura e de escrita. As professoras Regiane Regina Sedalto, Maria Auxiliadora Oscar, Ana Marli dos Santos Silveira e Vera Lúcia Câmara Vilela trabalharam com os alunos ao longo do segundo bimestre a poesia. A partir daí, estimularam e orientaram as crianças a desenvolverem atividades que serão compartilhadas com a comunidade escolar no Café Poético.

Abertas inscrições para o 1º Festival da Canção Universitária
Estão abertas, até o dia oito de agosto, as inscrições para o 1º Festival Universitário da Canção da UFRN – FUC. Podem se inscrever alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRN e de outras Instituições de Ensino Superior do Estado, devidamente matriculados, com matrícula ativa e comprovação de inscrição em disciplinas no período de 2008.1. O Festival, promovido pela Secretaria de Assuntos Estudantis, faz parte dos festejos dos 50 anos de fundação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ocorrerá nos dias três e quatro de outubro. As dez músicas concorrentes à final serão classificadas de 1 a 10, e os vencedores receberão os seguintes prêmios em dinheiro, sendo R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo colocado e mil reais para o terceiro.Mais informações na Secretaria de Assuntos Estudantis – SAE, pelo telefone 3215-3311.

Oficina de Cineclubismo e I Mostra de Cinema Latino-Americano na Unidade Sede CEFET/RN
Nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, a Sala de Projeções da DAGESC da Unidade Sede, sediará uma Oficina de Cineclubismo e a I Mostra de Cinema Latino-Americano do CEFET-RN. O evento é resultante da disciplina Estudos da Arte, ministrada pela profª. Elane Simões, com realização do Projeto Cine Lazer e parceria do CEFET, do Cineclube Natal, Vídeo Laser Locadora, Sinasefe e DCE. A participação é gratuita, entretanto o interessado deve se inscrever para a Oficina no Departamento Acadêmico de Serviços (DAGESC) e pegar sua senha para a Mostra no Box de Informações, próximo à entrada de pedestres.

Prêmio São Paulo de Literatura 2008
Em 25 de julho encerra o prazo para as inscrições no Prêmio São Paulo de Literatura 2008. Podem concorrer livros escritos em língua portuguesa e editados no Brasil no período compreendido entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2007. Não são aceitos livros escritos em co-autoria ou que façam parte de compilações ou compêndios. O valor bruto (ainda sem o desconto do imposto) é de duzentos mil reais para cada categoria (Melhor Livro do Ano de 2007 e o Melhor Livro - Autor Estreante do Ano de 2007). O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Cultura do governo paulista.

Dicas de Leitura: Machado de Assis
“Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinião, e o primeiro remédio é fugir a um prólogo explícito e longo. O melhor prólogo é o que contém menos coisas, ou o que as diz de um jeito obscuro e truncado. Conseguintemente, evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.”
Obras de Machado de Assis no site Domínio Público
Biografias, bibliografia e produções acadêmicas no site sobre Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras
Manuel Bandeira fala sobre suas lembranças de Machado de Assis
Abertura do vídeo “O Rio de Machado de Assis”
Abertura do vídeo Machado de Assis: Um Mestre na Periferia
Ano Nacional Machado de Assis
Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial
Frases retiradas de seus livros

Nenhum comentário: