23 de setembro de 2008

RAPADURA NEWS

"Em Busca do Tempo Perdido" será lida durante 170 horas
Os sete volumes da obra Em busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (1871-1922), será lida por três mil usuários de internet ao redor do mundo. A iniciativa, que visa gerar cerca de 170 horas de imagens, captará as leituras de trechos do livro por meio de webcams. Organizada pela artista Véronique Aubouy, a gravação começará a ser desenvolvida às 12h (horário de Greenwich) do dia 27 de setembro, caso o número de inscritos fique completo.

China inaugura terceira maior biblioteca do mundo
Com um investimento de R$ 350 milhões, a China inaugurou uma biblioteca de 80 mil metros quadrados, equipada com 2.900 assentos, 460 computadores, acesso à internet sem fio e a 200 Gb de livros digitais. A construção é um anexo da antiga Biblioteca Nacional da China, prédio que só pode ser acessado por acadêmicos e pesquisadores e não pôde ser reformado por se tratar de um patrimônio nacional. No novo prédio, apenas livros de língua chinesa são disponibilizados, mantendo a política de controle de informação do Partido Comunista chinês. A biblioteca foi inaugurada com um acervo de 600 mil livros, que serão expandidos para 12 milhões nas próximas três décadas.

José Saramago lança blog na internet
O escritor português José Saramago estreiou um blog na internet para ampliar a comunicação com os leitores. De acordo com a entrevista veiculada pela BBC Brasil, O Caderno de Saramago, como foi batizado o blog hospedado no site da Fundação Saramago, trará “comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice”. Há também trechos do novo livro A viagem do elefante, que será lançado mundialmente em novembro.

Blog França-Brasil
Com o objetivo de informar o progresso da organização do Ano da França no Brasil, postando informações sobre o evento no âmbito regional e nacional, foi criado o blog Ano da França no Nordeste, uma parceria entre as secretarias de cultura da Bahia e Maranhão. O Ano da França no país será realizado entre 21 de abril e 15 de novembro de 2009. A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar sua cultura nas diversas regiões brasileiras.

Marchinhas carnavalescas
Com o objetivo de valorizar a música carnavalesca, estão abertas, até 6 de novembro, as inscrições para o 4º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas 2009 - Prêmio Carmem Miranda. Serão aceitas somente inscrições na modalidade Marchinha de Carnaval Tradicional , com canções inéditas e arranjadas dentro do formato das bandas carnavalescas tradicionais e acústicas. Regulamento, formulário de inscrição e outras informações: www.fundicao.org/

Prêmio Mário Pedrosa
Estão abertas, até 15 de novembro, as inscrições para o Prêmio Mário Pedrosa, que surge no âmbito do Ano Ibero-Americano de Museus como forma de incentivar os meios de comunicação a publicarem trabalhos sobre museus e de sua importância social. Podem concorrer ao prêmio, trabalhos jornalísticos veiculados no território nacional, no período de 1º de janeiro a 15 de novembro de 2008, por empresas de mídia impressa. Os projetos deverão ser encaminhados por via postal exclusivamente, ao Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN. Regulamento, inscrições e outras informações: www.museus.gov.br/

Concurso Videoarte
Foram prorrogadas, até 30 de setembro, as inscrições para o II Concurso de Videoarte. Este ano, o concurso contemplará dois projetos vencedores para a realização de obra audiovisual de caráter experimental. Além do prêmio de R$ 6.500 mil, cada selecionado contará com o apoio técnico da Massangana Multimídia Produções para a execução do seu vídeo. Regulamento, inscrições e outras informações: (81) 3073.6691.

Peça de Shakespeare é proibida para menores de 15 anos na Áustria
Menores de 15 anos foram vetados de entrar nas encenações das peças Henrique VI e Ricardo III, de William Shakespeare, em Viena. A Secretaria para a Juventude e Família austríaca censurou as obras, afirmando que a violência contida nas cenas poderia causar distúrbios psicológicos aos jovens. Caso a medida imposta não seja cumprida, o teatro sofrerá sanções.

Rosa de Pedra
Misturando músicas de ciranda, cancioneiro popular e trechos declamados de poesia de cordel, a banda Rosa de Pedra faz show nesta quinta (25), na Casa da Ribeira. A apresentação terá a participação da Cia. Xamã Tribal. O show tem entrada gratuita e os ingressos já estão sendo distribuidos no local do evento.
Outras informações: www.rosadepedra.zip.net/

Fomento ao Artesanato
Estão abertas as inscrições para seleção pública da Caixa Economica Federal que apoiará projetos de fomento ao artesanato nacional. O Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro contemplará as várias etapas do processo produtivo, visando o desenvolvimento de comunidades artesãs e a valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira. As inscrições seguem até o dia 24 de outubro. Regulamento, inscrições e outras informações:

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural
Está aberto o edital 2008 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que cobrirá as viagens a se realizarem de julho de 2008 a março de 2009. O programa destina-se a artistas, técnicos e pesquisadores da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, no Brasil e no exterior, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades privadas sem fins lucrativos. O período de inscrição varia de acordo com o mês em que se realizará a viagem. Os formulários de requerimento devem ser entregues em via única, impressa e sem encadernação. A documentação enviada deve obedecer a Portaria MinC nº 4, de 26 de fevereiro de 2008. Edital, formulário e outras informações: www.cultura.gov.br/

Nenhum comentário: