23 de outubro de 2008

Informes Literários

Feira de Frankfurt completa 60 anos debatendo o futuro do livro
Com a participação de 7,3 mil expositores de 110 países, movendo 1 bilhão de euros em negócios e atraindo quase 300 mil visitantes, teve início a Feira de Frankfurt com muito debate sobre o futuro do mercado livreiro, a crise econômica global e a influência da digitalização. Destaque também para a literatura turca, especialmente a feita por mulheres, e a falta dos livros brasileiros nas estantes no primeiro dia do evento.

Pesquisa discute o futuro das editoras com a digitalização
Pesquisa realizada pela Feira de Frankfurt buscou descobrir como a digitalização irá alterar o futuro da indústria editorial. Respondido por mais de mil profissionais de 30 países, a enquete aponta o comércio com livrarias online como o mais importante para o desenvolvimento do setor e a Amazon e o Google como os principais atores da digitalização mundial. A expectativa do setor é que os livros tradicionais sejam ultrapassados pelos digitais em 2018, mas a discussão sobre os e-books ainda divide os editores.

Concurso Pontos de Leitura é lançado após visita em área violenta do Recife
O I Concurso Pontos de Leitura foi lançado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na sede da Representação Regional Nordeste do MinC. O evento, que homenageia o centenário da morte de Machado de Assis, selecionará 600 iniciativas culturais que fomentem o livro e a leitura no Brasil. Antes, o ministro visitou o projeto Livroteca Comunitária Os Guardiões, que se localiza na Comunidade dos Bodes, uma das mais violentas do Recife. Na ocasião, foi assinado um convênio com a coordenação do programa Mais Cultura e uma doação de 200 títulos para o projeto.

FliPorto Divulga sua programação literária
Foi divulgada a programação literária da Fliporto 2008, que ocorre em Porto de Galinhas, Pernambuco, entre os dias 6 e 9 de novembro. A programação conta com uma aula espetáculo de Ariano Suassuna na abertura, um dia dedicado à literatura latino-americana (sábado) e uma homenagem ao centenário de Machado de Assis, no dia 9. A programação também terá lançamentos de livros e atividades para as crianças no FliPortinho.

Brasileiro vence Prêmio Leya 2008
O jornalista brasileiro Murilo Antônio de Carvalho foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Leya. Com o título O Rastro do Jaguar, o brasileiro terá sua obra publicada por uma das editoras do grupo português Leya, além de receber 100 mil euros pela vitória. Murilo é o repórter responsável pelo programa Siga bem caminhoneiro, do SBT e também autor do programa Rádio Atitude, junto com Ana Maria Braga e Louro José.

Canto de Leitura

Clarice Lispector
“Quando comecei a escrever, que desejava eu atingir? Queria escrever alguma coisa que fosse tranqüila e sem modas, alguma coisa como a lembrança de um alto monumento que parece mais alto porque é lembrança. Mas queria, de passagem, ter realmente tocado no monumento. Sinceramente não sei o que simbolizava para mim a palavra monumento. E terminei escrevendo coisas inteiramente diferentes.”
“Não sei mais escrever, perdi o jeito. Mas já vi muita coisa no mundo. Uma delas, e não das menos dolorosas, é ter visto bocas se abrirem para dizer ou talvez apenas balbuciar, e simplesmente não conseguirem. Então eu quereria às vezes dizer o que elas não puderam falar. Não sei mais escrever, porém o fato literário tornou-se aos poucos tão desimportante para mim que não saber escrever talvez seja exatamente o que me salvará da literatura."
Trecho do livro Aprendendo a viver
Site oficial
Visão de Clarice Lispector, poema de Carlos Drummond de Andrade
Trecho de entrevista gravada em 1977 para a TV Cultura
Trailer de A Hora da Estrela, filme de Suzana Amaral baseado na obra de Clarice Lispector
Trechos de obras de Clarice Lispector
A Paixão segundo G.H. no Google Book
Clarice Lispector entrevista Tom Jobim

Nenhum comentário: