2 de novembro de 2008

Grupo de amigos cria movimento e realiza festa para movimentar Beco da Lama

por Cefas Carvalho

Conhecido palco de programações culturais e boêmias, o Beco da Lama, na verdade uma série de ruas do centro histórico de Natal, sediará um evento a ser realizado no sábado dia 8. Trata-se do "Gardenia`s Day", festa com atrações musicais, exposição de artes plásticas e fotos e homenagem a Gardênia, uma das figuras folclóricas da Cidade Alta e espécie de símbolo do Beco da Lama. A festa será no Bar de Nazaré a partir das 15h.

Mas, a curiosidade que cerca a festa é sua organização. O evento está sendo promovido pela recém-criada associação BAMBA – Boêmios Amigos do Beco da Lama e Adjacências, que surgiu sem estatuto ou ata e que tem o produtor cultural Eduardo Alexandre, o Dunga, à frente.

Acontece que já existe no Beco da Lama, uma entidade sócio-cultural devidamente instituída e juridicamente legalizada, a SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências, que vem promovendo ao longo dos anos uma série de eventos que contribuíram para a revitalização do centro, como o Pratodomundo, Carnabeco e o MPBeco, além de chamar a atenção para os problemas da cidade Alta.

Contudo, Eduardo, que já foi diretor da Samba, nega que exista uma dissidência formal. "O que acontece é que está havendo carência de eventos no Beco e de maneira divertida criamos essa Bamba para realizar este Gardenia´s Day e para movimentar o centro de Natal", afirma.

Apesar da diplomacia de Eduardo, o fato é que atual gestão da Samba, dirigida pelo Professor Ubiratan, vem recebendo criticas, principalmente na própria lista de discussões da Internet mantida pela associação, quando à inércia. Dos eventos fixos do calendário da Samba, apenas o MPBeco vem sendo realizado. E da diretoria, que tinha promessas de campanha relacionadas à ação social e mobilização em prol da história do Beco da Lama, apenas os diretores culturais Julio Cesar Pimenta e Dorian Lima se posicionam e realizam ações. Existem críticas quanto a ausência do Professor Ubiratan do Beco da Lama e das discussões sobre eventos e movimentações.

"Não quero discutir a atual gestão, mas o fato é que precisamos voltar a movimentar o Centro Histórico. A Bamba vai, por ora, realizar este papel, de forma lúdica, como uma brincadeira entre amigos", explica Eduardo, citando os artistas plásticos Franklin Serrão e Leonardo Sodré como parceiros na organização do Gardenia´s Day. "Para se compreender o espírito do Gardênia's Day, há de se dizer que estamos na primavera, estação das flores e que garden é jardim, jardim florido", finaliza Eduardo. Maiores informações pelo e-mail eduardoaagarcia@yahoo.com.br

Nenhum comentário: