27 de novembro de 2008

Marize Castro lança o livro "Além do Nome"

"Além do Nome", novo livro de Marize Castro, combina literatura e jornalismo em uma compilação de entrevistas com escritores potiguares.
-
Escritores renomados são conhecidos pelas obras fascinantes que produzem, cada qual ao seu estilo. Mas o lado humano, visceral, íntimo desses artistas passa despercebido aos olhos dos leitores. Foi partindo da necessidade de se conhecer a fundo esses vastos universos internos que a escritora potiguar Marize Castro resolveu combinar jornalismo e literatura em uma série de entrevistas com escritores potiguares famosos, projeto que culminou em seu livro ALÉM DO NOME.

A obra, publicada pelo selo Coleção Letras Natalenses, ligado à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), será lançado amanhã (28/11), às 18h30, durante o III Encontro Natalense de Escritores (ENE).

A idéia do livro nasceu de um projeto de Marize Castro, que consistia em entrevistas com escritores norteriograndenses publicadas em 2001 nas edições dominicais do jornal Tribuna do Norte. "A idéia do livro nasceu junto com o projeto. Não foi uma mera compilação de textos publicados no jornalismo impresso para um livro. Eu as chamo de ensaio-reportagem. São textos que podem ser lidos pelo 'leitor de jornal' e pelo 'leitor de livro'", explica a escritora.

O desejo de Marize Castro ao executar esse projeto era de "divulgar o talento, a arte dos que fazem literatura no Rio Grande do Norte, aproximá-los do leitor que abre o jornal todos os dias e depois reunir os textos em um livro".

Nei Leandro de Castro, Dailor Varela e Diva Cunha são alguns dos ilustres que figuram no livro ALÉM DO NOME. "Aprendi muito com todos que entrevistei. Aprendi com suas dores, conquistas, frustrações, delícias", conta Marize Castro.

Apesar de considerar todas as entrevistas importantes e frutíferas, uma em especial, com o poeta Luís Carlos Guimarães, tocou a escritora-jornalista. "Quando nos encontramos, ele me mostrou um roteiro por onde ele gostaria de 'caminhar', imediatamente eu lhe mostrei o meu, e ficamos pasmos, pois era o mesmo roteiro! Isso me deixou atenta pela sincronicidade. Ele faleceu dias após", relata Marize Castro.

Serviço:
O quê? Lançamento do livro "Além do Nome", de Marize Castro
Onde? Praça Augusto Severo, Ribeira (durante o III Encontro Natalense de Escritores)
Quando? Amanhã (28/11), às 18h30min

Nenhum comentário: