7 de novembro de 2008

Resgatando uma tradição no Seridó

AG Sued

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fazenda Pitombeira, em Acari, realiza a “Pega de Boi no Mato”, onde reúne centenas de vaqueiros encourados numa grande competição.


Nesses tempos de seca, a paisagem árida do sertão é o palco para uma das mais autênticas tradições do Seridó. Diferentes das vaquejadas, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por cavaleiros, a “Pega de Boi no Mato” acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos para pegar o boi, derrubá-lo e mascará-lo, num curto espaço de tempo.

Com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, valorizando a valentia do vaqueiro, a Fazenda Pitombeira realiza nos dias 8 e 9 de novembro, a III Pega de Boi no Mato, o IV Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari, a I Corrida de Jumentos e a Missa do Vaqueiro, celebrada no sítio Bico da Arara.

Esse ano, a novidade é a Corrida de Jumentos nas ruas de Acari, no sábado (dia 08) pela manhã. No final da tarde, os vaqueiros da região seguem para o sítio Bico da Arara para celebrar a Missa do Vaqueiro, ministrada pelo padre Estanlei. No domingo (09), no pátio da Fazenda Pitombeira, acontece a Pega de Boi no Mato e o Encontro de Vaqueiros, numa grande festa aberta ao público.

De acordo com Marcus Nepomuceno, fazendeiro, vaqueiro e idealizador do evento, a Pega de Boi é uma maneira de resgatar uma das mais autênticas tradições seridoenses, preservando uma cultura genuinamente nordestina. “Quando estou na Pega do Boi junto com os outros vaqueiros, sinto orgulho", explica.

A tradição da “Pega de Boi no Mato” chegou ao Seridó com a expansão das fazendas de gado, quando não havia cercas delimitando as terras e o boi era solto na caatinga. Ao final da estação chuvosa, os fazendeiros reuniam os vaqueiros da região para pegar o boi, marcar a ferros e conduzir para áreas onde os pastos eram mais abundantes.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fazenda Pitombeira mantém viva a tradição da “Pega de Boi no Mato”, reunindo centenas de vaqueiros com seus trajes de couros para relembrar e festejar suas lutas diárias através de toadas, aboios, comidas regionais e uma perseguição “cinematográfica” dentro da caatinga.

O momento lúdico do evento é quando os vaqueiros cantam seus aboios, ecoando nas caatingas seridoenses, caracterizando um brado de trabalho na junta do gado, enquanto a Fazenda Pitombeira homenageia os vaqueiros com mais de 60 anos e os vaqueiros já falecidos, os concedendo uma placa de bronze.

SERVIÇO
III Pega de Boi no Mato
IV Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari
I Corrida de Jumentos

Missa do Vaqueiro
Dias: 08 e 09 de novembro
Local: Fazenda Pitombeira, Acari
Entrada Franca

Nenhum comentário: