8 de dezembro de 2008

Caicó celebra 100 anos de história do Monsenhor Walfredo Gurgel

AG Sued
Artista plástico Custódio Medeiros, diretor da Casa de Cultura Popular Sobrado Padre de Brito Guerra, em Caicó.

Se fosse vivo, o monsenhor Walfredo Gurgel Completaria 100 anos de idade no último dia 02 de dezembro. Para celebrar a data, a Casa de Cultura Popular Sobrado Padre de Brito Guerra, em Caicó, apresentou a exposição “100 Anos de Monsenhor Walfredo Gurgel”, com fotos, discursos, objetos pessoais, folhetos de antigas campanhas, roupas, indumentárias litúrgicas e outros itens que pertenceram ao padre/político mais famoso do Estado.

A iniciativa de organizar a exposição é da Diocese de Caicó, através do bispo Dom Delson Pereira e do monsenhor Alsónio Terço de Araújo. “É necessário mostrar a população sobre a importância do Monsenhor Walfredo Gurgel para o Estado do Rio Grande do Norte e, sobretudo, para Caicó e o Seridó”, enfatizou o bispo Dom Delson.

A exposição terminou ontem, domingo (7), com a apresentação da peça “O nascimento de Jesus nas quebradas do sertão”. Com texto de Djalma Mota, o espetáculo foi dirigido por Alexandre Muniz e encenado pelo grupo de teatro “Catadores de Vida”, formado por adolescentes filhos de catadores de lixo, da comunidade Frei Damião. A peça foi encenada em frete a Casa de Cultura de Caicó, a partir das 19h.

Ainda nesse domingo, houve o lançamento da revista “100 anos de Monsenhor Walfredo Gurgel”, com depoimentos, fotografias e toda a vida do padre caicoense. Conforme o padre Gleiber Dantas, pároco de Caicó, a revista vai circular somente em caicó, inicialmente. A pretensão da Diocese é que a revista seja vendida em todo o RN. “A revista está sendo distribuída gratuitamente pela bagatela de cinco Reais”, brinca o padre.

Segundo o artista plástico Custódio Medeiros, diretor da Casa de Cultura Popular Sobrado Padre de Brito Guerra, a exposição “100 Anos de Monsenhor Walfredo Gurgel” teve uma visitação muito grande. “As pessoas mais velhas têm muito interesse na história do Monsenhor, mas os jovens também estão vondo até a Casa de Cultura para saber um pouco mais da vida e obra dele”, enfatizou Custódio

Monsenhor Walfredo Gurgel

Walfredo Dantas Gurgel nasceu no dia 02 de dezembro de 1908 e faleceu em 1971, seis meses após deixar de ser governador potiguar. Antes de ingressar na política, foi pároco da Catedral de Sant’Ana em Caicó, além de professor e diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

Chegou a atuar como padre na Capela de São João Batista, em São João do Sabugi, quando assumiu a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Serra Negra, entre 1936 e 1940. Foi deputado federal, vice-governador, senador e governador do Rio Grande do Norte.

Em seu mandato de governador do Estado, transcorrido entre 1966 e 1971, tentou instaurar um tempo de austeridade e autoridade moral, além de ser considerado o precursor da paz pública no território potiguar, evitando perseguir os adversários e usufruir das mordomias do cargo eletivo que ocupava.

As obras mais relevantes do seu governo foram a criação da CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do RN, a construção da primeira ponte de concreto armado sobre o rio Potengi (Ponte de Igapó), a instalação da Biblioteca Pública Câmara Cascudo e a eletrificação das cidades do interior potiguar com a energia da Hidrelétrica de Paulo Afonso, recém-chegada ao Estado.

Nenhum comentário: