14 de dezembro de 2008

Fotógrafos no Abrigo Juvino Barreto

Na tarde desse domingo, mais de 20 fotógrafos abnegados, movidos pelo espírito solidário, foram ao Abrigo Juvino Barreto para fazer uma visita fotográfica ao pessoal da terceira idade. Todos levaram donativos para o abrigo como fraudas geriátricas, itens de higiene pessoal, material de limpeza, leite em pó, etc. Jailson Fernandes ainda levou alguns presentes muito bem embalados, coisa fina.

A Associação Potiguar de Fotografia (APHOTO) organizou o grupo que foi recebido pela irmã Ivanir Rodrigues, diretora da instituição. O Abrigo Juvino Barreto é mantido pela iniciativa privada, sobrevivendo de doações obtidas em campanhas beneficentes, da colaboração de voluntários e com algumas ajudas governamentais. O abrigo atende idosos, na sua maioria vindos do interior do Rio Grande do Norte, na faixa etária de 60 anos, carentes e desamparados, sem condições próprias de subsistência.

Fundado em 1944,o Juvino Barreto hoje é considerado a maior referência de abrigo para idosos no Estado, desenvolvendo ações sociais, práticas e atividades de associação, estimulação e participação. Atualmente, a instituição atende em média de 170 internos, entre homens e mulheres, podendo contar com assistência de diversos serviços médicos e odontológicos, enfermagem, serviço social, dentre outros.

Depois de passar por alguns pavilhões, fotografando algumas cenas, Thyrone disse que sentia um misto de alegria e tristeza, a melhor tradução para expressar uma emoção diferente dentro do abrigo. Passar poucas horas ao lado daqueles cabelos brancos, impregnados de história, desamparados pela sociedade e pelas famílias, causa alegria e distração para eles, enquanto se interagem com os fotógrafos.

As fotos captadas durante a visita ao Juvino Barreto farão parte de uma exposição coletiva a ser realizada durante a Semana do Idoso, que acontece em outubro. As fotografias devem servir para chamar a atenção da sociedade contra a exclusão social que vive alguns idosos menos favorecidos.

Nenhum comentário: