8 de dezembro de 2008

RAPADURA NEWS

Lula em Cordel
No próximo dia 12 de dezembro (sexta-feira), 19h, o poeta Crispiniano Neto, diretor da Fundação José Augusto, lança na Livraria Siciliano do Midway Mall seu livro Lula na Literatura de Cordel, uma obra da editora mossoroense Queima-Bucha. O livro relata, através do cordel, diversos momentos da trajetória política e pessoal do Presidente Lula. O lançamento do livro de Crispiniano vai contar com a presença dos Meirinhos do Forró, do Grupo de Choro Sonorosinho e do Coral Harmus. Antônio Francisco, cordelista e poetas da SPVA que irão recitar.

Resultado do concurso Luís Carlos Guimarães
A comissão julgadora do VIII Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, formadas pelos escritores Paulo de Tarso, Plínio Sanderson e Maria Rizolete, divulgou os vencedores deste ano do concurso. O resultado foi o seguinte: 1º lugar - João Andrade, 2º lugar – Everton Dantas Bezerra e 3º lugar – Theo G. Alves. Os prêmios que serão entregues aos três primeiros lugares são de respectivamente, dez, oito e cinco salários mínimos. O concurso contempla ainda, 17 outros vencedores com uma menção honrosa e a entrega de 25 exemplares de um livro que será publicado com as poesias dos 30 selecionados no ano de 2008. A comissão organizadora recebeu um total de 167 inscrições. A lista completa dos premiados está no site da fja: www.fja.rn.gov.br

Festival cultural em Nísia Floresta
A igreja matriz de Nísia Floresta é uma das mais antigas e preservadas do Estado e está completando 175 anos. Em comemoração a data, a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a ong Cecop - Casa Brasil e a 3D criações estão realizando dentro da programação da festa da padroeira, o IV Festival de Cultura Popular que acontece de 11 a 14 de dezembro, a partir das 17 horas na praça da Igreja. O Festival conta com oficinas, mostras, feiras de artesanato e apresentações culturais.

Plano Nacional de Cultura
Os interessados em enviar propostas para o aprimoramento do texto que vai subsidiar a relatoria e a votação do Projeto de Lei do Plano Nacional de Cultura (PNC) podem fazê-lo até o próximo dia 10. A página eletrônica do PNC (www.cultura.gov.br/site/pnc), mantém um Fórum Virtual, por meio do qual podem ser enviadas propostas, conforme cada uma das cinco diretrizes gerais. Outras informações: contate@cultura.gov.br/.

Blog da Lei Rouanet
Visando a reformulação da legislação federal de financiamento à Cultura, que esta sendo elaborada a partir de ampla consulta pública, o MinC criou o Blog da Reforma da Lei Rouanet para divulgar todas as iniciativas de reformulação: http://blogs.cultura.gov.br/reformadaleirouanet/. No blog está disponibilizada a apresentação dos Diálogos Culturais, além dos documentos, dados e propostas de alteração elaborados tanto pelo MinC quanto pela sociedade nos diversos fóruns de debates.O Blog da Rouanet também é um espaço voltado para receber sugestões e comentários sobre as propostas de reformulação para o setor. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

Olhar Circular
Estão abertas as inscrições de filmes para o Festival Olhar Circular de Cultura Livre 2009, que acontece de 03 a 26 de abril em mais de 10 municípios de Alagoas, incluindo Pontos de Cultura, e bairros atendidos pelo Pronasci, acentamentos agrários, Sertão e Região do São Francisco. O objetivo do festival é descentralizar a produção e fomentar o acesso a obras artísticas por comunidades menos favorecidas. Podem se inscrever filmes com gênero, suporte e duração livres, produzido em qualquer época. Inscrições e outras informações: www.olharcircular.org/

Prêmio para a juventude
Estão abertas até o dia 12, as inscrições para o Prêmio de Cultura para Juventude Emanuel Bezerra. O prêmio estimula as iniciativas culturais voltadas ao público jovem, destacando-se por ações na área do desenvolvimento cultural para a juventude e valorização da diversidade cultural, favorecendo as condições de reprodução, continuidade e florescimento da cultura tradicional. Serão selecionados seis projetos, com prêmio de R$ 5 mil para cada um dos vencedores. Edital e outras informações: www.fja.rn.gov.br/

Inscrição para Oi de Patrocínios Culturais foi prorrogada
Prorrogadas as inscrições para projetos no Edital Oi de Patrocínios Culturais. O programa em 2009 destina recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos Estados da sua área de atuação. Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto. Edital, formulário de inscrições e outras informações:www.oifuturo.org.br/.

Pró-cultura
Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/

Mostra de teatro
O Laboratório de Encenação Teatral da UFRN promove espetáculos na "Mostra de Encenação 2008". As encenações são dirigidas pelos alunos da graduação em Artes Cênicas (disciplina Encenação III), além dos experimentos das oficinas de Dança-Teatro coordenadas por Maurício Motta, e de grupos convidados (Marimbondo Cabôco, Disfunctorium, Cia Quixabeira de Teatro). Todos os alunos coordenaram oficinas de montagem que aconteceram no Congresso de Iniciação Científica e na Semana de Humanidades da UFRN. A Mostra acontecerá entre 01 e 18 de dezembro em vários locais. Mis informações no telefone 3215-3552.

Câmera Mundo
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival de Filmes Independentes Câmera Mundo, que se dedica a exibir produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento. As inscrições seguem até 28 de fevereiro de 2009. Aproveitando a comemoração do Verão do Brasil em Roterdã, Holanda, o festival acontece de 26 a 28 de junho de 2009 e terá novamente como foco o Brasil. Regulamento, inscrições e outras informações: www.caramundo.org/.

Nenhum comentário: