21 de janeiro de 2009

A arte que vem do Riacho do Maxixe

AG Sued
Ivan é um artesão desconhecido embora seja um dos santeiros mais importantes do Rio Grande do Norte.

Quem viaja pela BR 226 sabe que a ponte do Riacho do Maxixe é onde começa o Seridó. Ali, numa comunidade de pouco mais de 14 residências humildes vive Ivan do Maxixe e sua família, um escultor de verdadeiras obras de artes. Porém, praticamente desconhecido no Rio Grande do Norte.

Com pouco mais de 30 anos, mas aparentando uns 40 pela dureza do sertão, Ivan começou a talhar a madeira ainda menino “para fazer brinquedo porque a família era pobre”. Ivan despertou para as artes fazendo desenhos e pintando quadros a óleo. Entretanto, foi com a escultura de madeira que começou a ganhar dinheiro com sua arte.

Ivan do Maxixe é filho de agricultores e viveu sua vida inteira nos sítios ou pequenas comunidades. Por essa razão, suas esculturas expressam as cenas do sertão potiguar, como um carro pipa puxado por vários bois, o vaqueiro derrubando o gado, além das imagens de Nossa Senhora de Santana, São Francisco, entre outros santos populares. Ivan também esculpe cabeças e membros do corpo para ex-votos pagar promessas.

Seu pequeno atelier funciona na própria comunidade do Riacho do Maxixe, onde ele atende aos visitantes e alguns marchantes que vêm de Natal e de João Pessoa para comprar suas peças. O principal marchante potiguar, Antônio Marques, compra as peças de Ivan para vender no Centro de Turismo de Natal, numa loja muito sofisticada, direcionada para turistas.

De acordo com Antônio Marques, Ivan do Maxixe é um dos principais santeiros em atividade no Rio Grande do Norte, com seus trabalhos ricos em detalhes. “Currais Novos é o berço de dois grandes santeiros, Ivan do Maxixe e dona Luzi Dantas. Ambos têm uma importância muito grande para as artes norte-riograndenses”, ressaltou o marchante.

Vida de artesão não é fácil. Bem poucos são aqueles que conseguem sobreviver unicamente com a venda de sua produção. Ivan do Maxixe é um deles, e foi mais além: ele conquistou o mundo com seu talento. Atualmente, suas peças são adquiridas por pessoas do Brasil e do mundo inteiro que visitam a Galeria de Arte do Centro de Turismo.

Para quem quer adquirir as peças de Ivan do Maxixe, ou mesmo apreciar a arte desse santeiro sertanejo, há duas opções: ir até a comunidade do Riacho do Machice, onde começa o Seridó, as margens da BR 226; ou visitar a galeria de artes no Centro de Turismo, em Natal.

Nenhum comentário: