30 de março de 2009

Artistas natalenses participam da 10ª Bienal de Havana

Jean Sartief, Júlio Castro e Wendel Gabriel estão procurando o apoio do empresariado natalense.

Começou na última sexta-feira, dia 27 de março, e segue até o dia 27 de abril, a 10ª Bienal de Havana, em Cuba, cujo tema é "Resistência e Integração na Era Global", que deverá reunir mais de 200 artistas de 44 países.

Dos sete artistas natalenses selecionados, Guaraci Gabriel, Afonso Martins, Marcelo Amarelo e Francisco Gileno já se encontram em solo cubano com o apoio da Prefeitura de Natal. Os quatro levaram na bagagem 750 “passaportes intergalácticos” confeccionados pela Prefeitura do Natal, num total de dois mil salvo-condutos.

Os outros três artistas, Jean Sartief, Júlio Castro e Wendel Gabriel, ainda estão à espera de apoio do empresariado local para a compra de passagens aéreas. Esta é a terceira vez que Natal envia artistas visuais para a Bienal de Havana, que em 2009 comemora 25 anos de existência.

A contribuição dos artistas natalenses para a bienal de Cuba será por meio de um painel interativo traduzido na releitura da obra Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso.

Realizada por 23 artistas, esse painel, nas mesmas dimensões do original, medindo 7,82m x 3,5m, será exposto nas vias públicas de Havana durante a Bienal. Na volta, o grupo afixará o painel na Fundação Cultural Capitania das Artes, disponibilizando-o para intervenções dos visitantes.

Nenhum comentário: