21 de março de 2009

Trupe de teatro mossoroense é selecionada para festival internacional

AG Sued
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará vai representar o Rio Grande do Norte no Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, que acontecerá no mês de setembro deste ano, em Salvador.

Esta semana, a organização do evento divulgou a lista dos selecionados que participarão deste evento, que é um festival que forma um panorama contemporâneo dos rumos das artes cênicas na América Latina. A programação conta com produções de oito países: Argentina, Bolivia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos e Peru.

A trupe mossoroense d’O Pessoal do Tarará participará do festival, que não tem caráter competitivo, com o espetáculo "A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró". “Este festival é importante porque vai possibilitar a troca de experiências com artistas de outros países, de conceituados grupos internacionais. Poderemos assistir aos espetáculos participantes, e ainda apresentar o nosso. Estamos felizes em podermos viver este momento em que colocamos o nosso grupo em um outro patamar”, explica a atriz Alana Azevedo.

“É um momento importante para o nosso Estado. Estamos no caminho certo. No ano passado os Clowns de Shakespeare de Natal estiveram neste mesmo festival, e este ano somos nós. Isso prova que estamos fazendo um teatro consistente aqui no Rio Grande do Norte, dando ênfase ao trabalho de grupo, que tem uma preocupação com a pesquisa, com o repertório”, explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.
-
Todos os grupos participantes desenvolvem uma pesquisa de linguagem própria e a construíram através da coletividade. Através da troca de experiências entre os grupos, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia oferece uma possibilidade de intercâmbio e integração entre povos distintos, mas que compartilham uma mesma identidade geográfica e têm cruzamentos culturais.

O evento pretende fomentar a discussão e o debate sobre estratégias – sejam artísticas, de produção ou circulação – e criações teatrais em diversas partes de um continente marcado pela miscigenação.

Nenhum comentário: