29 de abril de 2009

Carta Aberta do Cineclube Natal

A partir da matéria divulgada no jornal O Mossoroense, em 23 de abril de 2009, intitulada “CINEMA DE MOSSORÓ CONTINUA SEM DATA PARA INAUGURAÇÃO”, a qual contém a retranca “CINECLUBE MOSSORÓ SE OPÕE À ABERTURA DE UM CINEMA NA CIDADE”, o Cineclube Natal vem a público para manifestar-se em relação a este posicionamento do Cineclube Mossoró, o qual julgamos equivocado.

A partir de entrevista com um dos diretores do cineclube em questão se relata que “a implantação de um cinema na cidade não seria algo culturalmente bom para a população”. Posição essa que vai de encontro à premissa cineclubista de ampliar o acesso à arte cinematográfica, seja qual for a natureza do filme – comercial ou alternativo – e seja qual for o espaço de exibição, num cineclube ou numa sala do circuito empresarial.

Por essência, um cineclube deve batalhar e dialogar pelo aumento qualitativo da programação nas exibições de sua região. Não é necessário rejeitar a chegada de novas telas, mas sim ter esperanças de – e colaborar para – que o conteúdo seja o melhor possível. Como exemplo otimista repassamos o caso natalense, no qual o público foi, finalmente, agraciado com duas sessões de arte no circuito comercial, exibindo relevantes obras do cinema mundial. Ressaltamos ainda que, enquanto cineclube, construímos um canal direto e de bom relacionamento com a organização de ambas as sessões, para o intercâmbio de idéias.

Por fim, temos certeza de que nossos colegas mossoroenses estão refletindo e irão reavaliar este posicionamento, pois uma concorrência, mesmo que comercial, nos desafia a aprimorar o produto cultural que oferecemos ao nosso público, agora ainda mais exigente. E lembramos que o Cineclube Natal se dispõe a caminhar junto ao Cineclube Mossoró para que, além de um ótimo cineclube, a Capital do Oeste volte a ter um, esperamos que também ótimo, cinema.

Cineclube Natal
27 de abril de 2009

Nenhum comentário: