15 de abril de 2009

Informes Literários

Livros nos semáforos
No lugar de dinheiro, livros. É assim que o jornalista Rodrigo Ratier está agindo com pedintes e ambulantes nos principais semáforos da cidade de São Paulo. Ao receber pedidos de esmola, o jornalista oferece livros para as pessoas e, de acordo com ele, não recebe nenhuma recusa. Dentre as diversas experiências veiculadas em sua matéria no site da revista Nova Escola, destaca-se a do ambulante que afirma que "ganhar um livro é sempre bem-vindo" e a da mãe que parou de fazer seus pedidos entre os carros por alguns instantes para ler um livro dado para sua filha de apenas um ano.

Unesco inaugura biblioteca virtual
A Biblioteca Digital Mundial da Unesco será lançada no próximo dia 21, em Paris, na sede da instituição. O site, disponibilizado em sete idiomas, vai oferecer livros, manuscritos e documentos sonoros recolhidos de bibliotecas e arquivos do mundo todo. Desenvolvido por uma equipe da Biblioteca do Congresso Americano, o projeto, segundo informa a Folha Online, tem a participação da Arábia Saudita, Brasil, Egito, China, Estados Unidos, Rússia, França, Iraque, Israel, Japão, Grã-Bretanha, México e África do Sul, entre diversos outros países.

Era digital ameaça 150 empregos na editora mais antiga do mundo
A Cambridge University Press, a mais antiga editora do mundo, poderá demitir 150 trabalhadores ao mudar seu modo de impressão para digital. A medida visa diminuir os gastos da instituição, em torno de 2 milhões de libras anuais. De acordo com Peter Davison, diretor de assuntos corporativos, em entrevista ao jornal The Guardian, uma redução de 60 postos de trabalho podem significar uma redução de 300 mil libras nos gastos. A Cambridge University Press, que já publicou trabalhos de Isaac Newton e John Milton, emprega cerca de 1.800 pessoas e, atualmente, tem 80% de seu mercado fora do Reino Unido.

Correios abrem editais para patrocínio de cultura
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) abriu quatro editais para patrocínio na área cultural. A seleção é destinada a pessoas jurídicas das áreas de Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Humanidades (Eventos Literários e Saraus) e Audiovisual das cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Juiz de Fora. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril. De acordo com o Portal do MinC, apenas na cidade do Rio de Janeiro haverá seleção para todas as modalidades do concurso. Em Salvador serão selecionados projetos de Música e Artes Visuais e em Fortaleza e Juiz de Fora somente Artes Visuais. Clique aqui para ler os editais.

DICA DE LEITURA

Honoré de Balzac (1799 - 1850)
"Balzac está entre os primeiros dentre os maiores. Este não é o lugar para dizer tudo o que constitui sua esplêndida e soberana inteligência. O conjunto de seus livros se traduz em uma obra viva, iluminada, profunda; onde se pode ver idas e vindas e marchas e movimentos, de forma formidável e terrível, misturando ao real, toda a nossa civilização contemporânea."Trecho do discurso de Victor Hugo feito no funeral de Balzac (20 de agosto de 1850)

Biografia em português
Biografia e lista de obras (em inglês)

Obras

O Elixir da Longa Vida
Um homem de negócios
Illusions perdues (em francês)
Scènes de la vie privée (em francês)
Sarrasine (em francês)
Eugenie Grandet (em francês)
Eugenie Grandet (em inglês)
Vendetta (em inglês)

Multimídia

Trailer de Balzac
Trailer de Ne touchez pas la hache, adaptação para o cinema da novela La Duchesse de Langeais
Trailer de Colonel Chabert
Trailer de Balzac et le petite tailleuse chinoise
Trailer de Honore de Balzac and Gerard de Nerval in the Pere Lachaise

Nenhum comentário: