16 de abril de 2009

Projetos levam oficinas culturais a comunidades carentes do RN

O projeto contempla uma temporada de oficinas - de teatro, vídeo, fotografia, literatura de cordel e jornalismo cultural alternativo - durante o primeiro semestre de 2009.

Fazer com que as pessoas valorizem e enxerguem a cultura existente e cultivada em comunidades carentes do Rio Grande do Norte. É com este objetivo que o grupo de produtores independentes Caminhos Comunicação & Cultura inicia as atividades de dois projetos culturais patrocinados pelo Programa BNB de Cultura.

Cinco municípios serão beneficiados com a iniciativa cultural voltada para pessoas interessadas em fotografia, teatro, literatura de cordel, vídeo e jornalismo cultural. Amanhã, a comunidade da Serra da Tapuia, no município de Sítio Novo, recebe a oficina de Literatura de Cordel do projeto “Um Olhar sobre a Serra”.

Já do projeto "Olhar Cultural", o primeiro município beneficiado será Parnamirim, com oficinas realizadas entre os dias 20 e 24 deste mês. Em seguida, o grupo segue para Santo Antônio do Salto da Onça, localizado no Agreste potiguar, no próximo mês. Depois, as oficinas serão ministradas em Carnaubais, em junho e o encerramento será em Caraúbas, no mês de julho.

Os dois projetos têm em comum a iniciativa de levar capacitação cultural a comunidades em que as manifestações da cultura popular têm necessidade de estímulo e valorização, principalmente pela comunidade local. Nas oficinas, o principal objetivo é ensinar aos participantes além das técnicas do tema que será abordado, alguns conceitos para uma leitura crítica da realidade cultural da comunidade e também questões de cidadania e ética.

"Com essas oficinas pretendemos despertar o olhar das pessoas para a cultura de seus próprios municípios", salienta o coordenador Alexandre Santos. A metodologia utilizada pelo grupo será utilizando aulas expositivas e práticas.

Ao longo das oficinas do projeto "Olhar Cultural" será organizado um mapeamento cultural de cada uma das cidades beneficiadas. Segundo o coordenador, quando os alunos tiverem aprendido a técnica da linguagem fotográfica aliada ao valor social, eles irão sair para registrar o que há de cultura em sua localidade. "No final, as fotografias serão transformadas numa exposição que ficará em posse de alguma instituição da cidade visitada", explica.
-
O projeto Olhar Cultural é uma iniciativa do jornalista e fotógrafo Alexandre Santos, em parceria com a Fundação Parnamirim de Cultura e a ONG Ileaô, de Natal. A ideia surgiu depois que o fotógrafo participou de alguns projetos ministrando oficinas de fotografia para jovens e observou a carência desse tipo de atividade nos municípios do Estado.

As inscrições para participar das oficinas são gratuitas. Para a oficina de Literatura de Cordel serão feitas na Serra da Tapuia até hoje. Para a oficina de fotografia em Parnamirim as inscrições devem ser feitas através do telefone 9977-6464, com o coordenador do projeto Alexandre Santos.
-
Mais informações sobre os projetos: http://www.olharcultural.com/

Nenhum comentário: